Esta chegando a hora… Começam os calafrios, o aperto no peito e as dúvidas: qual faculdade escolher? O curso que quero é este mesmo? É esta a melhor faculdade para este curso especifico?

Quantas dúvidas e quantas decisões hão de ser tomadas nestas horas, afinal é a escolha de uma vida profissional que esta sendo feita é o inicio de uma nova jornada de nossas vidas. Por isso, conhecer as principais faculdades públicas e privadas de sua região, bem como os seus respectivos concursos vestibulares, faz toda a diferença.

Sobre os Vestibulares

É o meio pelo o qual as universidades públicas e privadas de todo o país avaliam seus candidatos. São constituídos de provas de múltipla escolha, provas dissertativas e redação. No Brasil, temos uma serie de universidades federais, estaduais, laicas e católicas; além de centros universitários e uma gama de pequenas faculdades espalhadas por todos os estados do país, com concursos vestibulares bem distintos, que vão deste os concursos vestibulares tradicionaiss aos concursos vestibulares agendados manuscrito e virtual, e atualmente o ENEM.

Concursos vestibulares tradicionais ou normais

Neste tipo de concurso vestibular, são as universidades que determinam os dias, horários e locais de aplicação de suas provas. Nas universidades públicas, as provas são feitas em duas etapas, com uma primeira envolvendo provas de conhecimento geral (português, matemática, física, biologia, historia etc.); na alternativa de múltipla escolha, essa é a primeira etapa, e há ainda uma segunda, de conhecimento especifico (discursiva) e redação, as provas são focadas na área do saber do curso escolhido pelo candidato. Nas universidades privadas, as provas são mistas, com questões de múltipla escolha, dissertativas e redação,  aplicadas simultaneamente e já estão direcionadas para a área do curso. Esse tipo de concurso vestibular requer de seus candidatos um bom preparo físico e emocional para suportarem a maratona de provas que terão pela frente.

Outras opções de provas de concursos vestibulares são:

Concurso Vestibular Agendado

É um tipo de concurso vestibular que acontece em algumas universidades privadas. Neste tipo de concurso, o aluno tem autonomia para escolher os melhores dias para as realizações das provas, que poderão ser manuscritas ou virtuais.

Provas Virtuais

Provas que surgiram com a necessidade da implementação de uma nova modalidade de curso: Os cursos de ensino a distância. Essa nova avaliação tem como vantagem sobre as tradicionais a sua rapidez na correção, consequentemente a divulgação de seu resultado. As provas virtuais são feitas em computadores das universidades.

Provas manuscritas

São as provas tradicionais aplicadas nas mais variadas instituições de ensino no seus mais variados níveis – primário, fundamental, médio e superior.

Concurso Vestibular

ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio

É uma prova que, primeiramente, era utilizada pelo Ministério da Educação do Brasil para avaliar e propor melhorias na educação do país, mas recentemente vem sendo utilizada para dar acesso às universidades públicas e privadas; além de ser também pré-requisito para quem quer ter acesso a bolsas de estudos parcial ou integral nas universidades privadas pelo PROUNI. O ENEM é constituído de 180 questões objetivas e uma redação, e é realizado em dois dias de provas.