Colégio Web

O que fazer 24 horas antes do ENEM?

Publicidade

Como se preparar para o Enem faltando 24 horas para a prova é o que muitos estudantes querem saber para fazer tranquilamente o exame, porque para muitos a ansiedade é umas das maiores vilãs, e isso pode atrapalhar o desempenho de cada pessoa.

E, daí surgem as seguintes dúvidas: “como se comportar na hora da prova”, “o que fazer antes de começar”, “quais as práticas que devo realizar um dia antes da prova”. Bois bem, essas dúvidas serão sanadas, daremos algumas dicas que como controlar o nervosismo e a ansiedade pré-prova.

A primeira dica é: Tente dormir bem. Dormindo, o corpo e a mente descansam, por isso, tente dormir mais cedo, e relaxar pra pegar no sono.

A outra dica é, faça exercícios fiscos, mas nada muito pesado faça uma caminhada, ou jogue futebol, isso ajuda a tirar a tensão do corpo. Mas nunca faça isso perto da hora de dormir, o recomendado é sempre algumas horas antes.

Não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica, o organismo tem de estar “limpo”, e o corpo disposto para a maratona de provas.

Não fique só em casa, trancado tentando estudar tudo que era pra ser visto durante o ano todo, saia com os amigos, de uma volta, um passeio, vá ao cinema, mas sem exageros.

Programe o tempo de chegada até o local da prova, se possível visite o lugar, veja o acesso, pra na hora da prova não ficar nervoso, nem se atrasar porque errou de sala.

Se alimente bem antes da prova, mas nada de comida pesada para não ficar estufado. Mas, também, não chegue lá com fome, porque a ansiedade aumenta.

Verifique antes de sair de casa se os materiais solicitados (no caso 1 caneta preta com embalagem transparente), o indicado é levar mais de uma caneta, caso a outra pare de funcionar.

O chocolate é rico em energia, e ideal para “acordar”, mas não é indicado, o ideal seria uma bala de caramelo, que têm os mesmos efeitos do chocolate e é melhor pra digerir.

A água é uma forte aliada, pois além de hidratar o corpo ela ajuda a acalmar, por isso, leve uma garrafinha.

Chegando ao local da prova, vá ao banheiro, fique em locais arejados, sem muito barulho. Evite ficar perto de pessoas que estão debatendo respostas, isso pode confundir seu desempenho na hora da prova, além de te deixar mais ansioso.

E, por fim, quando pegar o caderno de questionários, leia tudo com atenção, não tenha pressa e tente responder corretamente às questões, lembre-se de todas as dicas dos professores, estudos, técnicas e saiba que a maioria das resposta é por interpretação de texto, então fique atento.

Boa Sorte.

 

Que tal fazer cursos grátis nessa área?

Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados