Colégio Web

O que é Democracia?

Publicidade

A democracia nasceu de inúmeros acontecimentos e processos históricos cuja origem é tradicionalmente localizada na Atenas Clássica. O termo é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer “poder do povo”, ou seja, a democracia dá direitos aos cidadãos do mundo opinar em assuntos políticos, garantindo assim liberdade de expressão e dignidade humana.

Democracia Representativa e Direta

Existem dois tipos de democracia, a representativa e a direta.

A representativa é caracterizada pela escolha da sociedade por representantes em intervalos regulares que então votam assuntos em seu favor. Do mesmo modo, muitas democracias representativas modernas incorporam alguns elementos da democracia direta, normalmente referendo.

Já a direita refere-se ao sistema onde os cidadãos decidem diretamente cada assunto por votação.

A democracia direta tornou-se cada vez mais difícil, e necessariamente se aproxima mais da democracia representativa, quando o número de cidadãos cresce. Historicamente, as democracias mais diretas incluem o encontro municipal de Nova Inglaterra (dentro dos Estados Unidos), e o antigo sistema político de Atenas.

Voto

Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal. É restrito a pessoas que atingem certa idade, normalmente 18 (embora em alguns lugares possa ser 16—como no Brasil – ou 21). Somente cidadãos de um país normalmente podem votar em suas eleições, embora alguns países façam exceções a cidadãos de outros países com que tenham laços próximos (p.ex., alguns membros da Comunidade Britânica e membros da União Européia).

Que tal fazer cursos grátis nessa área?

Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados