Há anos uma série de rankings apresentam, em nível internacional, as melhores instituições de ensino superior do mundo, funcionando como uma chancela a respeito da qualidade da educação nesses locais. No mês de março é publicado um dos principais, o Times Higher Education, que, por meio de entrevistas com professores e estudantes, e a reputação das instituições, é um bom parâmetro sobre a imagem das universidades no mundo. A seguir apresentaremos o top 5 do ranking de 2013, e a instituição brasileira que se encontra entre as 100 melhores.

6 Melhores Universidades do Mundo

Melhores Universidades do Mundo

Universidade de Berkeley

Na quinta colocação, esta instituição, localizada na Califórnia, nos EUA, teve sua fundação no ano de 1868 e conta com quase 40 mil estudantes, entre graduação e pós. 21 vencedores do prêmio Nobel deram aula aqui. São 130 departamentos distintos, e as que formam mais profissionais são: política científica, desenvolvimento da ciência, ciência da computação e engenharia elétrica. Tem o maior grupo de pós-doutores de todos os EUA.;

Universidade de Oxford

Essa instituição de ensino inglesa, presente na quarta posição, é uma das mais antigas do mundo e a primeira em língua inglesa. Embora não haja um registro preciso, já havia aulas aqui desde o ano de 1096. São mais ou menos 20 mil estudantes que frequentam suas aulas. A estrutura de ensino é conforme o sistema de colegiado. Mais de um terço do total do corpo discente é formado por estrangeiros;

Universidade de Cambridge

Fundada em 1209, essa é outra inglesa importante. É uma instituição pública de ensino superior, com 31 colégios compostos por mais de 150 departamentos. Há boa oferta de bolsas de pesquisa em seu centro de estudos e seus belos prédios são como atração turística. Tudo isso, e muito mais, faz desse o terceiro lugar do ranking;

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

A medalha de prata está com esse importante centro de tecnologia avançada, criado nos EUA. Com um grupo de alunos de mais de 10 mil pessoas, entre graduação e pós, esse é um dos centros de formação mais prestigiados, quando o assunto é ciência e tecnologia. Há grande destaque em áreas como  economia, filosofia, ciência, política, administração e linguística. Todo ano vem para o MIT cerca de 3 mil estudantes de mais de 100 países. 62 professores já foram agraciados com o prêmio Nobel, sendo alguns ainda na ativa.

Universidade de Harvard

Tendo sido classificada em primeiro lugar, essa universidade americana, localizada no Estado de Massachusetts, reúne mais de 20 mil estudantes e suas mensalidades chegam a beirar a casa dos US$ 50 mil. Sua biblioteca é uma autêntica joia, com 16,2 milhões de exemplares disponíveis. Foi fundada no ano de 1636. 44 vencedores do prêmio Nobel.

*Universidade de São Paulo

A única instituição de ensino superior brasileira a integrar o top 100 desse levantamento anual é a USP – Universidade de São Paulo. Criada em 1934, reúne mais de 55 mil alunos e se trata de universidade pública, vinculada ao governo de São Paulo. São 229 cursos de graduação, localizados em 40 unidades.  2 mil: esse é o número de doutores que se formam anualmente.