Escrever faz parte do dia a dia de todo mundo, seja pra escrever uma carta, um cartão de natal, no diário, postar nas redes sociais, fazer redações na escola, nos vestibulares, enfim, escrever é fundamental para todos que estão envolvidos nesse meio. Mas, não basta somente escrever, tem de fazer isso muito bem, por isso separamos algumas dicas que irão ajudar a melhorar sua escrita.

A primeira coisa é: se organize. Organizar suas ideias é fundamental para que tudo o que está em sua mente possa ser facilmente transferido para o papel.

Pense bastante, não saia por ai escrevendo tudo o que lhe vem à cabeça. Reflita, organize seus pensamentos, e só ai comece a escrever.

Siga uma ordem, a redação tem o começo, meio e fim, escolha as ideias principais que você vem pensando para o texto e as organize dentro dessa divisão.

Depois, leia o seu texto, várias vezes se for preciso, encontre erros de português, coerência, corrija, veja se o assunto, as frases que está abordando estão realmente de acordo com o tema proposto, depois disso, faça outro rascunho.

Muito cuidado

Quando for escrever seu texto, não confie cegamente em ferramentas de correção ortográfica como Microsoft Word, muitas vezes ele pode estar desatualizado, ou incorreto, tudo vai depender do seu texto e do contexto, além disso, peça pra outra pessoa ler o seu texto; outras ideias podem ser fundamentais para a conclusão do mesmo.

Depois de feito o rascunho e seguido todas as orientações para seu texto ficar bom, comece a redigir o texto oficial, e no final só confira e veja se todas as informações estão corretas.

O melhor amigo de quem escreve é o dicionário tenha sempre um ao seu lado, para não escrever palavras muito difíceis e que as outras pessoas não saberão o significado.

E, por último, escreva de forma simples, e objetiva para que quem for ler o seu texto possa fazê-lo de forma fácil de entender.

Que tal fazer cursos grátis nessa área?

Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!