O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido pela sigla ENEM, é uma das mais populares provas aplicadas entre alunos brasileiros do ensino médio, com grande importância para análise do nível educacional no país. Dando oportunidades diferenciadas de estudo para alunos de qualquer condição, a prova se tornou um elemento essencial na vida acadêmica dos alunos brasileiros, sendo realizada em todo o território nacional nos mesmos dias.

Assim como em outros processos seletivos ou concursos, a prova do ENEM apresenta diversas dificuldades aos estudantes prestes a se inscrever para o teste. Cobrando assuntos relacionados ao que foi aprendido no decorrer de seu ensino médio, os temas abordados na prova são conteúdos padrão da grade curricular brasileira, englobando matérias das áreas de exatas, humanas e biológicas, além de redações com temas sobre atualidades ou tópicos de interesse social.

Maiores dificuldades de quem estuda para o ENEM

Com conteúdos bem seletos, a prova apresenta desafios específicos aos alunos, que incluem não só os temas abordados na prova, como também a dinâmica de aplicação do teste e muitos outros detalhes. Confira algumas das maiores dificuldades enfrentadas no ENEM e descubra como driblar o problema na sua vez de fazer a prova.

Relógio acelerado vs Excesso de conteúdo

O tempo para realização da prova é o maior desafio dos candidatos: São quatro horas e meia para fazer as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e mais cinco horas e meia para realização dos testes no grupo de Linguagens, Códigos, Matemática e redação.

Com questões complicadas de resolver, a divisão do tempo parece ainda mais complicada frente ao excesso de conteúdo abordado nas provas e redações.

Maiores dificuldades de quem estuda ENEM

Como lidar com o pouco tempo de prova

A melhor alternativa para trabalhar o problema de tempo nas provas do ENEM é tentar treinar seu tempo em cada questão exercitada em casa, desenvolvendo uma média de minutos para solução de cada uma das questões, que pode ser utilizada na hora de realizar a prova de verdade. Garantindo, ainda, mais trinta minutos para preenchimento do gabarito e cerca de quinze minutos para revisões nos cadernos, o estudante pode tentar usar aproximadamente dez minutos para resolução de cada página da prova, contando com pelo menos dois minutos para solucionar cada uma das questões.

O segredo é prestar atenção nos problemas, espremendo o tempo das respostas a partir da leitura das questões antes do acompanhamento dos textos. Faça sua prova com segurança a partir da preparação e estudo caseiro!