Prova do ENEM

Sabemos que o vestibular é um processo intitulado pelas Universidades para avaliar o candidato a uma vaga no ensino superior. Essa prova é caracterizada por questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa, e atualidades.

No Brasil, hoje o vestibular é oferecido em mais de 2665 Universidades autorizadas pelo MEC, e alguns são os mais concorridos. Mas, segundo o Ministério da Educação, esse tipo de avaliação pode ser extinta, ficando somente como método de avaliação o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ou seja, uma pessoa para concorrer a uma vaga não vai mais precisar fazer o ENEM e depois o vestibular na mesma instituição, com isso será possível entrar usando uma nota.

Algumas instituições como Federal da Bahia (UFBA), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal do Pará (UFPA) e Federal de Pernambuco (UFPE) estudam a possibilidade do fim do vestibular.

O novo Enem

O novo Enem não vai precisar de 100% de aprovação de uma Universidade, além disso, servirá para estudantes que querem prestar vestibular em universidades federais, não precisarão se deslocar até la, pois o exame da essa opção de escolha.

O novo modelo de Enem pode ajudar o estudante a ter mais chance de ingressar na faculdade e ProUni (Programa Universidade para Todos).

Hoje, duas edições da avaliação não podem ser comparadas, ou seja, não é possível, por exemplo, saber se quem acertou um número maior de questões no Enem 2007 é melhor ou pior do que outro estudante que fez um numero menor pontos no Enem de 2008.

vestibular

Já para entrar no ProUni, é necessário ter somente a última nota do Enem, agora com essa nova proposta do fim dos vestibulares, será possível restaurar a nota das sessões anteriores do exame, facilitando assim, o ingresso a uma Universidade.

O candidato poderá se candidatar a vagas mais de uma vez, tendo realizado apenas um exame.

A Universidade

Segundo o Ministro da Educação as Universidades que aderirem à mudança não precisam abrir mão de alguns critérios de avaliação próprias da instituição.

Além disso o estudante poderá se candidatar a vagas em mais de uma federal tendo realizado apenas uma prova , diminuindo assim, o número de vestibulares.

Além do ENEM, futuramente o MEC pretende banir a realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os ingressantes nas universidades e também a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o supletivo do ministério.

Por isso, é muito importante conseguir uma boa nota no ENEM, pois com o fim dos vestibulares será bem mais fácil conseguir a tão sonhada vaga na Universidade. Antes de se candidatar, procure junto com a instituição escolhida, se eles já aderiram a esse programa.