Colégio Web

Por que as faculdades dão tanta atenção ao ENEM?

A cada ano, mais universidades têm aderido aos resultados do exame como prova de acesso a seus cursos, abolindo um sistema vestibular próprio. Por quê? Veja!

Publicidade

O Exame Nacional do ensino Médio – Enem – desde que foi criado, no ano de 1998, vem tendo, apesar de seus problemas e dificuldades um maior destaque e importância, em nível nacional, a cada nova edição. Embora, a priori tenha sido visto com cautela por reitores de todas as partes do país, e o próprio exame apenas tinha como objetivo uma aferição de conteúdos ministrados no Ensino Médio, a partir do ano de 2009 a prova mudou de perfil, ganhando ares de primeira iniciativa de se criar um vestibular de cunho nacional, no país.

E isso parece ser apenas o início, afinal, a cada ano, as universidades, entre as maiores do Brasil, têm aderido aos resultados do exame como prova de acesso a seus cursos, abolindo um sistema vestibular próprio. Em resumo, o Enem tem se transformado em um autêntico passaporte direto à Universidade.

5 motivos para as faculdades darem atenção ao ENEM

Por que as faculdades dão tanta atenção ao ENEM

Sistema Unificado

Uma das maiores razões de as Universidades  darem importância aos resultados obtidos por alunos no Enem, é justamente a possibilidade de se tratar de uma avaliação que une o país todo, unificando o sistema de levantamento de resultados. Tudo isso se configura em um critério inovador para perceber as potencialidades dos alunos,  que estarão sempre sendo comparados com uma média nacional e, nesse contexto, poderão ser melhor percebidos pela instituição de ensino superior. Antes, com vestibulares separados, o que se tinha era sempre uma perspectiva mais parcial e menos relevante do nível de cada aluno;

Avaliação das melhores escolas de EM

Embora questionável, segundo a opinião de muitos especialistas, as Universidades enxergam os resultados do Enem, sobretudo o ranking de colégios liberado a cada ano, como um bom norteador a respeito das melhores escolas de nível médio do país, isso acaba por fazer com que a procedência de cada aluno também ganhe relevância, o que é polêmico, pois pode privilegiar pessoas de maior poder aquisitivo, que puderam arcar com mensalidades mais caras;

Maior vestibular do país

Como vimos, esse é o caminho para o qual o Enem tem se direcionado, ou seja, o de se tornar um vestibular nacional e, como tal, nada mais natural do que as instituições de ensino superior se valham dos resultados dos alunos no exame para poder dar acesso a alunos;

Correção diferenciada

Este também é um aspecto muito importante, uma vez que o Enem conta com um tipo de correção muito específico, ou, em outras palavras, já na elaboração da prova, cada questão, de cada área do conhecimento tem peso diferenciado, no cômputo geral da distribuição de pontuação.

Por que as faculdades dão tanta atenção ao ENEM Correçao

Assim, cada resposta levará a pontuação do aluno para um nível distinto, criando mais detalhamento e precisão na pontuação final. Além disso, há importância fundamental na habilidade de leitura, na prova do Enem. A banca acredita que o aluno precise interpretar sempre textos, sendo essa a habilidade mais importante para qualquer indivíduo que deseje ingressar no ensino superior, independentemente de sua área de interesse.

Interdisciplinaridade

Pelo fato de a prova ser dividida em quatro grandes áreas – ciências, linguagem, exatas e humanas, além da redação, isso criou agrupamentos de disciplinas, trazendo à tona, de maneira prática a perspectiva da interdisciplinaridade na estruturação da prova do Enem. Assim, as Universidades se interessam pelo exame, porque os alunos que obtêm melhores resultados, são mais capazes de trabalhar com o conhecimento de forma ampla, como uma constelação, relacionando todas as áreas, em vez do que era praticado em vestibulares tradicionais, onde havia apenas o saber compartimentado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados