curso a distancia

Hoje, a informação chega cada vez mais rápido em qualquer parte do mundo, facilitando assim a vida de muitos em vários aspectos, principalmente o da educação. Antes, se formar era como um sonho quase impossível de ser alcançado, não só pela falta de dinheiro para investir num curso de graduação, mas pela falta de tempo. Mas, por causa do avanço da tecnologia, isso não é mais problema pra muita gente.

E, para provar isso, foi criado o Ensino a Distância, que vem cada vez mais ganhando espaço entre as pessoas que querem qualidade, rapidez e aprendizado. Se formar pela internet  já não é mais novidade para ninguém, hoje, uma pessoa pode acessar uma sala de aula online e ter professores sempre por perto.

As faculdades online, têm várias opções de estudo; ou o aluno pode aprender somente de forma online, por chats, vídeo conferência, emails ou podem fazer a opção de cursos semi-presenciais, ou seja, ora o aluno aprende pela internet, ora vai até a instituição de ensino fazer provas, tirar dúvidas e assistir aulas.

Ainda existe muito preconceito com os cursos de ensino a distância, principalmente os de graduação, porque muitos acreditam que eles não têm a mesma qualidade de cursos presenciais, mas segundo o MEC (Ministério da Educação) alguns cursos passam pelo seu processo de avaliação e reconhecimento, aprovando os que são bons e reprovando aqueles que realmente não seriam vantajosos para os alunos.

No Trabalho

Na hora de contratar as empresas não estão tão preocupadas se o curso que o candidato fez foi a distância ou presencial, o que os setores de RH avaliam é em qual instituição o candidato se formou. Segundo Michele Car­valho Gelinski, consultora de carreira da Chess Human Resources. “Grandes empresas e multinacionais procuram candidatos com graduação em grandes instituições. Nunca vi uma or­­ganização barrar um profissional por ter feito curso a distância”, afirma

O que é necessário para fazer um curso a distância?

Curso a distância

Estudar pela internet exige disciplina, principalmente porque você não se está se deslocando até um local para estudar e isso faz com que fique um pouco mais relaxado que o normal, mas nem por isso, o interesse deve ser diferente. Por isso, existem alguns requisitos básicos que devem ser verificados e analisados com cuidado antes de se matricular.

Tempo: Quem se matricula em um curso a distância, é porque geralmente não tem muito tempo; mas mesmo assim não deve deixar de se dedicar igualmente como se tivesse em um curso presencial.

Computador: Curso a distância, exige um computador com conexão a internet, por isso, não se matricule ou faça seu curso pela lanhouse, você acaba não tendo o mesmo desempenho de como estivesse na sua casa. Além disso, existem instituições que disponibilizam o curso pelo smartphone e tablet, por isso, pesquise bastante.

Organização: Não é porque o curso toma menos tempo que você não deve ter algum de sobra, afinal, como toda graduação existem as provas e os trabalhos, por isso, separe um tempo para se dedica a isso.

É muito importante, antes de começar qualquer curso, seja ele presencial ou a distância, pesquisar  muito sobre a área, a instituição e se ele será online ou presencial, afinal é o seu futuro que está sendo construído.