Colégio Web

Dicas de Memorização

Publicidade

Todos sabemos que para se dar bem em uma prova é necessário estudar, se dedicar e muito. Mas em alguns casos como em física, por exemplo, é preciso decorar ou memorizar as milhares de fórmulas que existem, e sabemos que isso não é uma tarefa muito fácil não é?

Por isso, separamos algumas dicas de memorização pra você que tem alguma dificuldade de “decorar” e quer lembrar tudo na hora, afinal o nervosismo é um dos grandes causadores do esquecimento.

Fique atento a essas 9 (nove) dicas que separamos e que se seguidas serão muito bem aproveitadas!

Saúde
Antes de tudo você precisa estar em dia com a alimentação, exercícios físicos e boas noites de sono. Cuidar da saúde é o primeiro passo para conseguir mais concentração.

Organização
Organize as matérias, faça um planejamento de estudos. Utilize tabelas com horários para o estudo e para o descanso.

Local
Reserve um local exclusivo para seus estudos, bem iluminado, arejado e tranquilo. Alguns conseguem se concentrar ouvindo música e outros no silêncio total. Ai vai da sua escolha e comodidade.

Concentração
Antes de começar, se concentre feche os olhos e respire fundo. Esse exercício te ajudará a se concentrar e esquecer os outros afazeres.

Matérias
Para as matérias de Humanas que são: Línguas, Literatura, História e Geografia, você deve primeiramente ler a teoria que consta antes e depois da aula. Tudo isso em um local reservado. A leitura em VOZ ALTA ajuda bastante na memorização.

Cartazes
Os cartazes são uma ótima forma de memorização. Espalhe pelo quarto ou pela casa cartazes grandes, com letras grandes e coloridas. Essa técnica pode ajudar a melhorar fórmulas de matemática, física, química e tabela de verbos regulares e irregulares.

Se você olhar frequentemente para esses cartazes, a memorização se dá quase que automaticamente.

Dicas dos Professores
Muitos professores explicam de um jeito bem diferente. Por isso, preste atenção às dicas dadas por eles. Memorize frases, músicas engraçadas de fórmulas.

Ensinando
Quando já aprendeu certo conteúdo, você pode ensinar a outro colega que não entenda muito bem o conteúdo, isso lhe ajudará a fixar a matéria e a lembrar de tudo na hora da prova.

Filmes
Assistir a filmes que estejam relacionados ao tema que você está estudando também é muito bom, pois o recurso audiovisual ajuda a aprofundar o conhecimento sobre os temas relacionados aos vestibulares. Peça orientação ao seu professor sobre os filmes mais indicados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados