Colégio Web

Dicas de como passar no vestibular

Publicidade

 Veja algumas dicas importantíssimas na hora de prestar o vestibular.

Para quem tem o sonho de um dia ingressar em uma Universidade, não tem jeito, vai ter de passar pelo Vestibular, afinal, você precisa mostrar um pouco dos seus conhecimentos para provar que é competente para aprender aquela profissão, certo? Por isso, nós separamos algumas dicas muito valiosas pra você que está há dias sem dormir direito, come pouco, está nervoso e etc.

A primeira pergunta é:

Você sabe o que realmente quer?

Bom, quando você luta por algo, já tem a plena certeza do que quer não é mesmo? Com a profissão deve ser o mesmo. Não adianta você estudar muito, fazer a prova, passar e depois não saber a área que quer seguir, não é? Então, defina suas metas e desejos na área. Escreva em uma folha as que você quer seguir, as que mais se encaixam ao seu perfil, e PESQUISE muito sobre elas. Assim, saberá o desafio de cada uma.

 Estude as provas antigas

Pesquise na internet provas de vestibulares passados, tente responder você mesmo, e depois confira se a resposta está certa, e o melhor, estude o tema da questão, assim você não só vai decorar aquilo, mas vai aprender o que realmente o que o professor quer passar com aquela questão.

Vai também através disso aprender que existem as famosas “piadinhas” “pegadinhas” que o professor coloca muitas vezes para saber se você está atento à questão. Anote, pesquise, e pergunte ao seu atual professor, não fique com dúvidas.

Cuide do seu corpo

A mente precisa estar bem descansada para que você aprenda não é mesmo? Sabia que o corpo também? Sabemos que nessa época a mente não para e por isso, a falta de sono é maior ainda, mas isso não é bom, pois se você não descasa direito, fica estressado e não consegue se concentrar que por consequência irá te prejudicar na hora de adquirir mais conhecimento.

Não adianta você ingerir litros de coca-cola, café e chocolate, isso irá acelerar seu sistema nervoso que te deixará incapaz de ficar concentrado, com isso, não irá estudar direito. O ideal é dormir de 6 a 8 horas por dia. Assim, você estará bem mais disposto a aprender.

Alimentos

Coma bem, mas pouco. Nada de abarrotar o estomago. Quando você fica muito tempo sentado vai pressionando o estomago, dando enjoo e atrasando a digestão, alem de dar sono. Coma bastante cenoura e beterraba, elas ajudam na memória, contem ferro e vitamina C, que ajuda a você também não adoecer de tanto estudar.

Físico

Faça exercícios, nem que seja andar por meia hora somente. Crie o hábito de alongar o corpo depois de 5 horas sentado. Comece pelo pescoço, lombar e depois mãos. Isso relaxará um pouco te deixando menos tenso na hora dos estudos.

Faça Resumo

Leia textos, matérias da escola e faça um resumo disso. Depois de feito isso, faça um “resumo do resumo”, isso mesmo, esse exercício é perfeito para você aprender a entender o que está lendo.

A maioria das provas são interpretação de textos, por isso, pra responder você precisa primeiro entender sobre o que o texto fala.

 

Música + Cores = Estudo

Cores: O nosso cérebro trabalha por métodos de associação, sabia? Por isso, é bastante importante que no momento em que você esteja estudando fórmulas de matemática, use cores diferentes de caneta para cada fórmula, assim seu cérebro irá associar cada uma delas. Lembre-se: 90% da informação que você capta vem da visão.

Música: Pegue um CD, separe umas 25 músicas diferentes que você gosta muito, depois separe essas 25 músicas para cada matéria a ser estudada. Agora, enquanto você estuda, coloca a musica, baixo, mas que de pra você ouvir, deixando-a repetir muito, no começo você se desconcentra, mas depois acaba acostumando.

Depois na hora da prova você se lembra da parte da música e consequentemente do trecho que você estava estudando, fazendo associação.

Sem Calculadora

Tente evitar ao máximo o uso de calculadora na hora de estudar, uma coisa que você tem saber é que não vai ter de usar calculadora na hora da prova, então, se acostume a fazer os cálculos manualmente. Saiba que 80% dos erros são de pessoas que se acostumaram a usar a calculadora e depois não sabem o que fazer na hora da prova.

Se organize

Não faça anotações em papéis diferentes, compre um caderninho e anote tudo lá. Seja organizado e consequentemente sua cabeça também estará assim.

Com essas dicas, acreditamos que você tenha aprendido que o fundamental que além de estudar bastante é preciso se organizar e cuidar da sua mente. Assim, na hora da prova você estará relaxado e tranquilo.

Siga essas dicas ou algumas delas que se dará bem, até porque nem todos tem o mesmo organismo, a mesma cabeça e a mesma vontade, respeite o seu corpo. Temos alguns cursos ideais pra você, com matérias de vestibular mesmo. Quer saber mais? Acesse: https://www.iped.com.br/cursinho-pre-vestibular.

Bons Estudos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados