Quando outubro se aproxima, a ansiedade de milhões de alunos aumenta, com a chegada da data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Há sempre uma forte expectativa sobre problemas na organização – bastante recorrentes – bem como o medo natural de qualquer avaliação: não haver estudado o suficiente, ou, até mesmo, não conseguir tempo para realizar todas as questões da prova – são 180 questões, divididas em dois dias com 90 no primeiro e mais 90 no segundo, além de uma redação. Em outras palavras, o Enem é considerado por muitos uma prova de resistência, tanto quanto de verificação de conhecimento e habilidades.

A ordem de realização da prova, segundo professores, é a seguinte: no dia da redação, começa-se por um rascunho da mesma, em seguida, devem ser realizadas as questões de múltipla escolha e, só depois, passar a limpo o texto, para aproveitamento máximo do tempo de exame. Em média, o cálculo é de apenas 3 minutos por questão. Lembrando que são apenas 5 horas e 30 minutos de duração. Aparentemente é muito, mas para quem irá atravessar essa batelada de questões, passa em um piscar de olhos.

Como lidar com o tempo curto do ENEM?

Organizar o tempo o maior desafio do ENEM

Um dos principais desafios dos candidatos no Enem é o grande número de textos apresentados na prova, fator que dificulta o término da prova no tempo que é dado pela organização do exame. Não é raro os candidatos saírem da sala de provas com uma parte das questões em branco. Esse tipo de estrutura de prova é maléfico, sobretudo, para pessoas que tenham um ritmo de leitura e assimilação mais lento.

Por isso é importante valorizar cada questão, sem se apegar demais a cada uma delas, afinal, tempo demais em uma, pode significar falta de condições de chegar ao fim do exame. Daí a ordem indicada de se realizar, em primeiro lugar, as provas de áreas de conforto para o candidato e, só mais tarde, as questões envolvendo temas mais frágeis, que poderão demandar um tempo de execução mais longo. Assim, o tempo pode ser melhor aproveitado e o sucesso pode estar mais próximo ao candidato. Embora “chutes” não sejam recomendados, em alguns casos serão necessários para que, em vez de deixar uma questão em branco, possa se expor ao risco de convertê-la como acerto, o que pode ser extremamente positivo ao resultado e classificação final.

Cuidado tempo ENEM

A preparação do candidato conta muito para que, no dia do exame, esteja bastante disposto e com toda a sua atenção voltada para a prova, o que também será importante para a rapidez na solução das questões. Cansaço excessivo acaba atrapalhando o candidato, deixando-o mais lento e fazendo com que tudo leve mais tempo que o necessário, impedindo-o de chegar ao fim da prova no tempo estipulado. Portanto, descanso de 8 horas de sono, alimentação leve, roupas confortáveis, boa hidratação e, ao longo do período de provas, movimentar pescoço e ombros, para ajudar a suportar as horas sentado na mesma posição. Relaxamento, com distração e programas amenos às vésperas do exame também são altamente recomendados, afinal o ócio permite que a mente relaxe e se abra para coisas novas, deixando-o constantemente energizado e renovado.