Escrever uma boa dissertação não é um exercício de mágica ou regras a serem seguidas. Só escreve bem, quem lê bem. Quem lê, passa a ter argumentos que podem ser dissertados. Se você é um bom leitor, se está antenado com diferentes assuntos, cabe a nós apenas apresentar algumas dicas que vão complementar o seu talento que já foi desenvolvido pelo hábito da leitura.

1.A introdução e a conclusão devem conter o assunto que foi abordado no desenvolvimento.
2.Frases curtas em excesso ou períodos longos não são bem-vindos.
3.Como sabemos, numa dissertação formal não é permitido que você se dirija diretamente ao leitor. A escrita deve ser em terceira pessoa.
4.Repetir exageradamente, especialmente em períodos próximos, só confunde o leitor e o enche de informações.
5.Manter o tema do início ao fim é regra básica.
6.Expressões já batidas no meio literário ou mesmo coloquial devem ser evitadas.
7.Um exemplo ou citação podem ser bem usados, desde que sejam relevantes.
8.A religião ou os argumentos religiosos jamais devem ser usados.
9.Palavras duras ou fortes devem ser evitadas.
10.Gíria e termo coloquial jamais devem fazer parte do texto dissertativo.
11.A linguagem deve ser objetiva, clara e correta. Não rebuscada.
12.Argumentos que generalizam ou caem para o senso comum não são bem vistos.
13.Radicalismos nunca serão aceitos pelos examinadores. 1
14.Tudo aquilo que gera dúvida precisa ser bem analisado antes de posto no texto. Sentidos vagos são fáceis de serem mal interpretados.
15.Depois do título, nunca usar ponto.
16.Chavão, provérbio, dito popular ou frase pronta também são erros fatais.
17.Uma dissertação não pede questionamentos. Principalmente no parágrafo de conclusão.
18.Nunca usar a primeira pessoa. Somente se o tema solicitar tal exceção.
19.Repetir palavras demonstra empobrecimento do autor do texto. Sinônimos precisam ser escolhidos, bem como expressões correlatas.
20.Domínio público pode ser usado, sem necessariamente fazer narração dos fatos. É uma menção breve.
21.Objetividade sempre é bem aceita. Saber ser direto.
22.Jamais usar palavrão.
23.Itens pessoais não devem fazer parte do seu texto.