O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado para verificar o nível de ensino das escolas que oferecem o colegial aos alunos. O objetivo era ranquear as escolas de acordo com as notas dos alunos, vendo quais tinham, teoricamente, melhor ensino e quais deixavam a desejar.

Por muito tempo, ele teve esta premissa, mas sempre falhou consideravelmente, pois poucos alunos se sentiam motivados a realizarem a prova. Além disso, não levavam a sério, já que não viam benefício algum em estudar para tal.

Foi, então, que decidiram utilizar o ENEM como porta de entrada para algumas da melhores universidades do Brasil. Desde então, milhões de alunos estudam anualmente para obterem boas notas, mas apenas uma pequena parcela consegue. Por quê? Um dos maiores problemas encontrados é o controle do tempo.

O ENEM utiliza um final de semana inteiro para execução de duas provas, ambas com 90 questões. No total, são 8 horas de avaliação para todas estas perguntas e mais a redação. Pouquíssimo tempo para a perfeita execução da prova!

Mas não adianta chorar; é preciso aprender como administrar o tempo eficientemente para responder todas as questões e acertar, no mínimo, 75% para ficar sossegado em qualquer curso que escolher!

2 dicas para administrar o tempo no ENEM

Dicas para administrar o tempo no ENEM

Não é uma tarefa fácil cuidar do tempo com maestria. Diariamente nós pecamos nisso. Basta perceber que frequentemente dizemos: “O dia voou e eu nem vi”. Em dia de prova, então, o problema é ainda maior, pois temos a tendência em ficar preocupados, nervosos e estressados.

Todavia, após dizermos tantas frases negativas, chegou o momento de solucionarmos tal problema. Você pode conferir abaixo as nossas dicas!

1# – Responda os exercícios de provas antigas

O melhor caminho para chegar à prova mais relaxado e sabendo controlar o tempo é treinando em casa. Imprima provas dos anos anteriores e crie uma rotina para resolvê-las (semanalmente, quinzenalmente, mensalmente).

Leve a sério a tal ponto de ficar com um relógio ao lado da mesa, onde poderá observar todos os pontos fracos: quais disciplinas você demora mais a responder? A leitura dos textos atrapalha a administração do tempo? As contas matemáticas tomam muito mais minutos do que deveriam?

Após realizar vários testes, você perceberá suas falhas e poderá consertá-las antes do final de semana decisivo.

2# – Resolva diariamente problemas

Apenas com o treinamento chegamos a excelência, e é assim com o ENEM. Você apenas conseguirá diminuir o seu tempo nos exercícios a partir do momento que saber toda a matéria de cabo a rabo, na “ponta da língua”.

Portanto, crie o hábito de resolver problemas de diversas matérias, dia após dia. Principalmente em interpretação de texto, criar uma rotina de leitura é fundamental para passar a entender melhor as figuras de linguagem, além de aumentar o repertório de palavras, compreendendo o que o autor quis dizer.

Todo minuto ganho faz a diferença, sim! Pergunte às pessoas que já fizeram o ENEM e perceberá que muitas delas entregaram a prova faltando 5 minutos ou menos. Então, ganhando meio minuto em cada exercício já fará uma baita diferença.

Não negligencie; bons estudos!