Colégio Web

Semente

Publicidade

16. Semente 

Depois de ter se desenvolvido o óvulo se transforma em semente. 

A semente apresenta uma estrutura dividida em três partes: Tegumento (casca), amêndoa e embrião. 

Tegumento: é um envoltório pouco rígido, que tem a função proteger e semear a semente. 

Amêndoa: é um tecido que serve para armazenar alimentos, que vão sustentar a planta durante o seu amadurecimento. É formado pelo endosperma secundário, ou albúmen. 

Embrião: é formado por duas partes extremas: radícula e caulículo. 

A radícula é a primeira parte a aparecer depois que o embrião germina. 

O caulículo forma as primeiras folhas embrionárias que, que é chamada de cotilédone. Ele é responsável por absorver as substâncias com nutrientes, até que se formem as raízes e as folhas. 

Lembre-se que: as sementes que apresentam apenas um cotilédone são classificadas em Monocotiledôneas, e as sementes que apresentam dois cotilédones são classificadas em Dicotiledôneas

• A germinação da semente 

Quando o embrião da semente se desenvolve, e origina uma nova planta, significa que ele está passando pelo processo de germinação.
 
A germinação da semente só é realizada perante algumas condições importantes: como temperatura apropriada, umidade, presença das substâncias nutritivas, e que esteja madura. 

Algumas sementes não germinam, pois elas estão inertes, ou seja, em estado de dormência, e mesmo estando sob aquelas condições não podem germinar, porque precisam de outro tipo de condição, que varia de acordo com cada espécie. Por exemplo, algumas espécies necessitam de luz para germinar e são chamadas de fotoblásticas positivas

A germinação começa com a absorção de água pela semente, chamada de embebição. A água passa através do tegumento hidratando as enzimas da semente. 

Na casca da semente (tegumento) ocorre uma perfuração devido ao inchaço causado pela água, permitindo que a passagem de uma grande quantidade de água. 

Posteriormente, ocorre o desaparecimento dos tecidos de reserva, onde os cotilédones secam e depois morrem.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados