Colégio Web

Transporte aéreo

Publicidade

5. Transporte aéreo 

A partir de 1920, o transporte aéreo deu uma arrancada no seu desenvolvimento, em razão da grande extensão do Brasil e com a fundação da VARIG (Viação Aérea Riograndense). 

Atualmente, além da VARIG, existem outras companhias aéreas, tais como: VASP, TRANSBRASIL, RIO-SUL, TAM, NORDESTE, INTERBRASIL, BRASIL CENTRAL, PANTANAL, HELISUL, PASSAREDO, TABA, TAJAV, ABAETÉ e TAF. 

No ano de 1969, surge a EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica) sediada em São José dos Campos (SP). Nessa área atuam, em conjunto, o CTA (Centro Técnico Aeroespacial), o ITA (Instituto Técnico de Aeronáutica), o IPD (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) e o IAA (Instituto de Atividades Aeroespaciais). 

Em 1972, foi fundada a INFRAERO (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), a fim de implantar, administrar e explorar a infra-estrutura aeroportuária do Brasil. 

Considerando a grande extensão territorial do Brasil, o transporte aéreo de passageiro e de carga torna-se muito significativo. Seu crescimento tem sido muito importante, sujeitando o governo federal a originar modificações intensas na aviação civil para atender melhor à demanda. 

O principal responsável por esse crescimento é o turismo interno, que exige uma melhora nos aeroportos, na segurança das aeronaves, aumento no número de vôos e incorporação de novas áreas atendidas por esse meio de transporte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados