Colégio Web

Transporte no floema

Publicidade

Transporte no floema 

O floema ou líber está localizado próximo á casca da planta, e é constituído de seiva elaborada uma substância orgânica.
São formados por células variadas: 

a) Células dos vasos crivados (liberianos) 
Os vasos crivados são formados por células anucleadas que ficam empilhadas. As paredes transversais destas células são chamadas de placas crivadas, que possuem poros por onde ocorre a passagem da seiva orgânica. Esses poros são formados por uma substância polissacarídeo, a calose, que ocasiona a obstrução dos crivos dos vasos crivados, enquanto os mesmo se apresentam inativos.

b) Células anexas ou companheiras
Sempre ao lado das células crivadas estão as células companheiras.

Como você viu anteriormente, as células crivadas não possuem núcleos, e são as células companheiras que suprem essa imperfeição, controlando todas as atividades metabólicas das mesmas.

São células parenquimáticas, delgadas, alongadas e nucleadas. 

No floema, existem ainda as células de parênquima, que são contidas de substâncias derivadas de fenol, amido, etc., e também as células de esclerênquima, que são formadas por fibras.

O floema faz o transporte da seiva orgânica que é produzida na fotossíntese por nutrientes orgânicos, como, a sacarose, aminoácidos, etc.

O transporte é feito por meio do simplasto, que é um constituinte dos vasos crivados, que distribui a seiva orgânica na por todo o vegetal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados