Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Química » Soluções » O que são Soluções
01/06/2012 10:21

O que são Soluções

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Soluções
Soluções são misturas homogêneas entre um soluto (disperso, em menor quantidade) e um solvente (dispersante, em maior quantidade).

Classificação

1. Quanto ao estado físico que é determinado pelo solvente:

Sólida

Soluto          Solvente
Sólido       + sólido Liga metálica Cu – Ni

Líquido     + sólido Amálgama de Cobre Hg Cu

Gasoso    + sólido H2(g) dissolvido em Ni

Líquida

Soluto            Solvente
Sólido        + líquido NaCl(s) em H2O

Líquido      + líquido Álcool em H2O

Gasoso     + líquido CO2 dissolvido em H2O

Gasosa
Soluto        Solvente
Gasoso + gasoso ar atmosférico

Observações:

a) É o estado físico do solvente que determina o estado físico da solução.

b) O solvente é aquele que está em maior quantidade na solução.

2. Quanto à natureza do soluto:

a) Soluções moleculares – São soluções formadas por solutos moleculares e não conduzem corrente elétrica, sendo classificadas como soluções não-eletrolíticas.

Exemplo: ar atmosférico; açúcar em água.

b) Soluções iônicas – Formadas por solutos que possuem carga (íons, íons fórmulas); são capazes de conduzir corrente elétrica, formando soluções eletrolíticas.

Exemplo: ácidos; bases; sais.

Observação: Apesar de os ácidos serem compostos moleculares, ionizam-se (reação química), em meio aquoso, formando íons. As soluções assim formadas são classificadas como iônicas.

Coeficiente de solubilidade (C.S.)

Indica a quantidade máxima de uma substância que, em determinadas condições de temperatura e pressão, pode dissolver-se em quantidade fixa de solvente.

Exemplo: 7,2g de KClO3/100g de H2O/20°C.

Leitura do coeficiente: 7,2g de clorato de potássio (KClO3). É o máximo que 100g de água consegue dissolver à temperatura de 20°C. O C.S. permite outra classificação das soluções.

3. Quanto à proporção entre o soluto e o solvente:

a) Saturadas: contêm a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, considerando-se constante a temperatura e a pressão (exatamente igual ao coeficiente de solubilidade).

b) Insaturadas: soluções nas quais a quantidade de soluto dissolvida é menor que a quantidade máxima que o solvente consegue dissolver, considerando-se constante a temperatura e a pressão (menor que o coeficiente de solubilidade).

c) Supersaturadas: são soluções nas quais a quantidade de soluto dissolvida supera o coeficiente de solubilidade (na mesma temperatura). Tais soluções são altamente instáveis e qualquer perturbação ou adição de um germe de cristalização provoca a precipitação da quantidade de soluto que está em excesso (em relação à solução saturada), tornando-se uma solução saturada com corpo de fundo.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.