Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Química » Soluções » O que são Soluções
01/06/2012 10:21

O que são Soluções

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Soluções
Soluções são misturas homogêneas entre um soluto (disperso, em menor quantidade) e um solvente (dispersante, em maior quantidade).

Classificação

1. Quanto ao estado físico que é determinado pelo solvente:

Sólida

Soluto          Solvente
Sólido       + sólido Liga metálica Cu – Ni

Líquido     + sólido Amálgama de Cobre Hg Cu

Gasoso    + sólido H2(g) dissolvido em Ni

Líquida

Soluto            Solvente
Sólido        + líquido NaCl(s) em H2O

Líquido      + líquido Álcool em H2O

Gasoso     + líquido CO2 dissolvido em H2O

Gasosa
Soluto        Solvente
Gasoso + gasoso ar atmosférico

Observações:

a) É o estado físico do solvente que determina o estado físico da solução.

b) O solvente é aquele que está em maior quantidade na solução.

2. Quanto à natureza do soluto:

a) Soluções moleculares – São soluções formadas por solutos moleculares e não conduzem corrente elétrica, sendo classificadas como soluções não-eletrolíticas.

Exemplo: ar atmosférico; açúcar em água.

b) Soluções iônicas – Formadas por solutos que possuem carga (íons, íons fórmulas); são capazes de conduzir corrente elétrica, formando soluções eletrolíticas.

Exemplo: ácidos; bases; sais.

Observação: Apesar de os ácidos serem compostos moleculares, ionizam-se (reação química), em meio aquoso, formando íons. As soluções assim formadas são classificadas como iônicas.

Coeficiente de solubilidade (C.S.)

Indica a quantidade máxima de uma substância que, em determinadas condições de temperatura e pressão, pode dissolver-se em quantidade fixa de solvente.

Exemplo: 7,2g de KClO3/100g de H2O/20°C.

Leitura do coeficiente: 7,2g de clorato de potássio (KClO3). É o máximo que 100g de água consegue dissolver à temperatura de 20°C. O C.S. permite outra classificação das soluções.

3. Quanto à proporção entre o soluto e o solvente:

a) Saturadas: contêm a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, considerando-se constante a temperatura e a pressão (exatamente igual ao coeficiente de solubilidade).

b) Insaturadas: soluções nas quais a quantidade de soluto dissolvida é menor que a quantidade máxima que o solvente consegue dissolver, considerando-se constante a temperatura e a pressão (menor que o coeficiente de solubilidade).

c) Supersaturadas: são soluções nas quais a quantidade de soluto dissolvida supera o coeficiente de solubilidade (na mesma temperatura). Tais soluções são altamente instáveis e qualquer perturbação ou adição de um germe de cristalização provoca a precipitação da quantidade de soluto que está em excesso (em relação à solução saturada), tornando-se uma solução saturada com corpo de fundo.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.