Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Química » Propriedades coligativas » Pressão de vapor e ponto de ebulição
01/06/2012 10:26

Pressão de vapor e ponto de ebulição

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

6. Pressão de vapor e ponto de ebulição

Um líquido entra em ebulição quando a pressão de vapor do líquido torna-se igual a pressão existente sobre a superfície do líquido. 

Quanto maior for a pressão de vapor nas condições ambientes, o líquido ferverá mais facilmente, isto significa que, quanto menor for o ponto de ebulição, mais volátil será o líquido. 

Desse modo, sob uma temperatura de 20°C, a pressão máxima de vapor de água é 17,5mm de Hg e a pressão máxima de vapor do álcool é 44mm de Hg. 

Observe no gráfico que, ao nível do mar (760 mmHg), o álcool etílico ferve a 78,3°C, e a água ferve a 100°C. Portanto, conforme a temperatura aumenta, a pressão máxima de vapor também aumenta. O álcool etílico entre em ebulição sob a temperatura de 78,3°C, pois nesta temperatura a sua pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (760 mmHg à nível do mar). Já a pressão máxima de vapor da água se iguala a 760mm Hg sob a temperatura de 100°C.





Comente!

Que tal ajudar?

Fornecemos conteúdo educacional de forma gratuita, ajudando milhões de estudantes em todo o Brasil. Já pensou em fazer uma doação ao projeto? Clique no botão ao lado.