Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:22

Solubilidade

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

11. Solubilidade 

Para falarmos de solubilidade, devemos lembrar que a dissolução é considerado um processo físico-quimico, e sempre dependendo de todas as forças de coesão que ligam todas as partículas do soluto, todas as moléculas do solvente. 

Mesmo não dando para saber quando uma substância é solúvel a outra, podemos dizer que essa dissolução irá ocorrer com muita facilidade quando todas as forças de ligação existentes entre as moléculas do solvente de certo lado, e existentes entre as partículas do soluto do outro lado, apresentarem o mesmo tipo e a mesma magnitude. 

A substância será solúvel a outra, quando elas forem parecidas. Para sabermos onde há essa semelhança, devemos observar sua estrutura, sua polaridade e seu caráter de forças moleculares. Portanto como um exemplo, podemos dizer que qualquer composto polar é totalmente solúvel em um solvente polar. 

Vejamos um exemplo

HCl, NH3, H2SO4 – solúveis em H2O. 

Desta forma conclui-se que composto não-polar pode ser totalmente solúvel em solvente não-polar. 

Vejamos um exemplo

I2 – benzeno, soluveis em CCl4.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.