Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:22

Ponto de ebulição

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

10. Ponto de ebulição 

Sabemos que a distância entre as partículas que compõe a substância é um dos fatores que difere os três estados de agregação.
Para ampliar a distância entre as partículas, deve-se ferver um líquido bem consistente, pois será preciso dar energia para vencer as força intermoleculares. 

A dificuldade para separar as moléculas aumenta de acordo com o aumento da força F e do ponto de ebulição.

Forças de London 

O ponto de ebulição é de acordo com a força, ou seja, quando maior a força, maior o ponto de ebulição.

Quanto maior a massa molecular, maior será a chance de ocorrer uma polarização instantânea.

etano –– C2H6: P.E. = -88ºC –– M. M = 30u
metano –– CH4: P.E. = -161º –– M. M. = 16u 

Entre as moléculas de massa molecular alta, estão presentes as forças de London também altas. Por esse fato, hidrocarbonetos que possuem 40 ou mais átomos de carbono não poderam ser vaporizados, pois antes de alcançar o ponto de ebulição os compostos iriam se decompor.

O ponto de ebulição dos compostos de cadeia ramificada é mais baixo que seu isômero de cadeia reta. É importante lembrarmos que essa ramificação faz com que a superficie fique menor, fazendo com que as forças de London fiquem mais fracas.
Vejamos: 

Mesmo apresentando números de átomos iguais, as propriedades dos isômeros n-pentano e neopentano não são iguais, logo, as propriedades são diferentes.

Interações dipolo-dipolo (F.D.P.)

Quanto maior o momento dipolar, maior será o ponto de ebulição do mesmo.

Por exemplo:

C3H8 – propano (μ ≡ 0) P.E. = 42ºC

CH3CN – acetonitrilo (polar, μ ≠ 0) P.E = 81,6ºC

Ponte de hidrogênio 

O ponto de ebulição nos compostos que possuem ponte de hidrogênio anormalmente é maior.

Pelo fato de que as pontes de hidrogênio da água ser mais resistente o ponto de ebulição é maior, percebemos então que o ponto de ebulição dos álcoois apresentando até 3C são menores, do que o ponto de ebulição da água. 

Os compostos que possuem ponto de ebulição maior do que estes acima são os que apresentam ponte de hidrogênio em relação aos que não possuem ponte de hidrogênio de massa molecular que se compara. Vejamos alguns exemplos: 





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.