Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:27

Pilha de Daniell

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

11. Pilha de Daniell

Podemos chamar de pilha eletroquímica, célula galvânica, célula eletroquímica ou célula voltaica o dispositivo no qual ocorre uma reação de oxidorredução que produz corrente elétrica.
Uma pilha eletroquímica realiza a conversão de energia química em energia elétrica. Na pilha acontece uma reação de oxidorredução espontânea.

A pilha de Daniell é baseada na reação: 

Ao mergulhar uma barra de zinco numa solução aquosa de CuSO4, os íons Cu2+ reagem diretamente com a barra de zinco, sendo assim, é impossível obter uma corrente elétrica útil.
Para que uma reação seja utilizada como fonte de energia elétrica deve ocorrer uma transferência indireta de elétrons. Os elétrons liberados pelos átomos de zinco devem atravessar um circuito externo antes de converter os íons Cu2+ em átomos de cobre. Como o oxidante e o redutor estão separados em compartimentos diferentes, o redutor entrega os elétrons ao oxidante por meio de um circuito externo.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.