Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Química » Compostos inorgânicos IV: reações químicas » As utilidades do bicarbonato de sódio (NaHCO3)
01/06/2012 10:23

As utilidades do bicarbonato de sódio (NaHCO3)

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

16. As utilidades do bicarbonato de sódio (NaHCO3)

O bicarbonato de sódio está muito presente nos compostos que utilizamos no dia-a-dia, ele pode ser utilizado em fermentos, extintores de incêndio, e também como antiácido estomacal.

Antiácido estomacal 

Para que ocorra a digestão, nosso estômago produz o ácido clorídrico.
 
Algumas pessoas ficam, por exemplo, nervosas, com hiperacidez (excesso de ácido clorídrico), para normalizar essa acidez deve-se tomar um tipo de base fraca e que não seja tóxica.

Os antiácidos mais comuns são: 

NaHCO3 – Alka-Seltzer, Sonrisal
CaCO3 – Tums
Mg(OH2)2 – Leite de Magnésia
Al(OH)3 – Mylantra, Maalox

NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2
Mg(OH)2 + 2HCl MgCl2 + 2H2O

Fermentos para pães e bolos

Esse é o fermento químico, ele é composto por NaHCO3, ou seja, um ácido orgânico, que pode ser cítrico ou tartárico, onde para que ele possa agir na massa fazendo-a crescer deve ser dissolvido em água ou em leite, desta forma ocorrerá a reação com o bicarbonato de sódio, e a liberação do gás carbônico, fazendo a massa crescer.


NaHCO3 + HA → NaA + H2O + CO2
ácido

O bicarbonato de amônio também é usado como fermento, ele libera gás carbônico, amônia e água, isso ocorre quando se decompõe e por aquecimento.

NH4HCO3(s) → NH3(s) + CO2(s) + H2O(v)

Fermento biológico
Leveduras são microorganismos que separam enzimas que catalisam a transformação do açúcar em álcool e gás carbônico.
Observe:

C6H12O6 enzima 2 C2H6O + CO2
glicose levedura etanol

Quando é liberado o CO2 a massa se expandi.

Extintor de incêndio de espuma química 

Este extintor funciona da seguinte forma: se invertido ele abre uma tampa que fica interna na garrafa, contendo H2SO4 o ácido é liberado e entra em contato com o NaHCO3.

2 NaHCO3(aq) + H2SO4(aq) →
→ Na2SO4(aq) + 2H2O(l) + 2 CO2(g)

Quando o CO2 é produzido ele provoca uma pressão e sai junto com a solução, o que resulta em uma espuma, evitando assim que o material que está em chamas não entre em contato com o oxigênio, porém ele não pode ser utilizado em situações de incêndio ligadas a rede elétrica, pelo fato de que a espuma conduz corrente elétrica, pois nela há íons.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.