Uma das grandes dificuldades dos alunos nas escolas está relacionada a produção de textos escritos. 

Na maioria das vezes as dificuldades estão em se expressarem através da fala coloquial. Os problemas começam a aparecer quando os alunos se deparam com as diferenças entre falar e escrever, pois precisam se expressar formalmente no momento de produzir um texto escrito. 

Quando nos comunicamos oralmente, temos claro o que estamos falando, e com quem estamos falando, e temos também outras formas para podermos nos expressar, como gestos, expressões faciais, na linguagem oral o interlocutor pode interagir com o falante, pedindo esclarecimentos. 

Já na linguagem escrita, não tem como usar esses recursos, pois nela usamos a pontuação, a coerência para dar sentido ao texto. 

Escrever é diferente de falar, não basta saber falar para escrever um bom texto, é preciso dominar os recursos específicos da modalidade escrita, tais como, as regras de ortografia (que não aparece na fala), de pontuação, concordância e tempos verbais. 

Mas isso não é suficiente para que o texto seja bom, é necessário que haja uma interação entre o produtor do texto com o seu receptor, por isso que é preciso saber a quem o texto se destina.

Um texto escrito deve ser objetivo, pois nele não vamos poder usar gestos, expressões, entonação, etc. Por isso devemos ter uma preocupação com o uso das palavras.