O resumo é uma das técnicas mais utilizados pelos estudantes para conseguir absorver um determinado conteúdo. Trata-se de uma forma interessante de fazer com que o cérebro registre e fixe melhor uma determinada matéria, já que todo o trabalho que as pessoas acabam tendo para escutar, compreender e passar para um caderno de notas o conteúdo ajuda no processo.

Confira algumas dicas para fazer um bom resumo

Mas professores concordam: de nada adianta apenas o aluno copiar “no automático” todo o conteúdo que está sendo repassado pelo professor na hora de fazer o seu resumo. É fundamental que o aluno pense naquilo que está escrevendo para conseguir gravar o conteúdo, caso o contrário não vai existir resumo que resista.

Além disso, o resumo precisa ser o resultado de uma metodologia que facilite o entendimento da matéria pelo estudante. Isso significa que não existe uma fórmula mágica que sirva para todo mundo. Mas cabe ao aluno entender quais são as palavras e frases que precisam ser captadas e repassadas para o resumo para que tudo aquilo faça sentido.

Confira algumas dicas para fazer um resumo realmente eficiente.

Dicas para fazer um resumo

Confira algumas dicas para fazer um bom resumo 2

• Antes de iniciar o resumo em sí é importante o estudante ler o material e fazer perguntas para si mesmo que ajude no processo de entendimento do texto, tais como: Qual é o objetivo principal do texto? Quais as relações que estão sendo estabelecidas? Como o autor chega na ideia central?
  • Quando os estudantes trabalharem em um resumo de texto, é importante selecionar as informações mais relevantes encontradas em cada parágrafo, sempre com base nas perguntas citadas anteriormente.
  • O mesmo deve ser feito quando o resumo for deum livro, com a diferença que as informações devem ser coletadas a partir dos capítulos.
  • Tópicos esquemáticos podem ser uma boa dica para fazer um resumo. Coloque palavras chaves e crie ligações gráficas para ajudar na compreensão.