Juntar um monte de palavras interessantes e colocar várias ideias em uma folha não vai resultar em uma boa redação.

Para realmente ser considerado um bom texto, você precisará estabelecer boas relações entre as palavras e os argumentos escolhidos. Juntos, eles vão ganhar um verdadeiro sentido e aí sim emitir uma mensagem. Quem analisar o texto vai decodificar essa mensagem, processar as informações e dessa forma o processo de comunicação terá sido contemplado em todas as suas etapas.

redaçãoMas, como conseguir estabelecer essas relações e juntar os elementos? A primeira coisa a ser feita é escrever com clareza. Se a oração não ficou clara, utilize outros elementos de ligação, verifique se a conjunção ou preposição estão bem posicionadas. A ideia precisa fazer sentido.

É a esse sentido, essa clareza e interligação que damos o nome de coerência textual, um dos elementos mais importantes na construção de um texto claro e objetivo com harmonia.

Como deixar o texto coerente?

A coerência textual é conquistada a partir do momento em que o autor escolhe escrever com certa lógica. Evite palavras e orações que se contradizem. Saiba para qual tipo de leitor está sendo direcionada a sua mensagem: um público mais culto ou informal? O contexto é de maior liberdade poética ou você deve seguir regras clássicas?

Na prática

coerênciaVamos começar com alguns exemplos simples que mostram a falta de coerência.

O pé-de-moleque engoliu a criança;

Na calçada, vi um balde enorme. Fiquei em silêncio para saber o que aconteceria;

O céu estava muito bonito, mas o azul anunciava fortes chuvas;

Cheguei cedo, mas depois do horário da aula;

Perceberam que há várias incoerências nas construções acima? Experimente observar esse tipo de problema em seus textos ou em produções textuais de outros autores. Vamos analisar cada oração.

Todos sabemos que o pé-de-moleque é um doce e não pode engolir nada ou ninguém, pois trata-se de um alimento. Portanto, não há lógica na informação.
O balde enorme não vai se mover sozinho, portanto, não poderia causar qualquer sensação ou receio.

Um céu que anuncia fortes chuvas não vai se apresentar na cor azul.

Dizer que chegou cedo, mas depois é uma questão ilógica. Se você chega cedo para a aula, não significa que deve chegar após ela ter sido finalizada. Perceberam como muitas vezes a falta de lógica está explícita? Muitas pessoas podem achar que jamais cometeriam esse tipo de erro, mas é importante ficar atento, pois a falta de lógica está sim presente em várias construções textuais.

Uma das formas de se evitar esse problema é a organização das ideias antes de iniciar o texto. Outra dica é que você releia o texto várias vezes em voz alta, faça uma revisão ortográfica cuidadosa e verifique a harmonia no falar.

E aí, prontos para treinar? Compartilhe seus comentários ou verifique alguns exemplos de incoerência e deixe na seção de comentários. Escrever bem requer muita leitura, muito treino de escrita e conhecimento dos fatos.