Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Redação » Aprenda as características do texto dissertativo-argumentativo
12/12/2013 12:33

Aprenda as características do texto dissertativo-argumentativo

Saiba como convencer o leitor de que sua tese está bem estruturada

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O texto dissertativo-argumentativo é uma modalidade de texto opinativo.Para organizá-lo, você vai defender um ponto de vista em relação a determinado assunto. A opinião do autor precisa ser embasada com explicação e argumento. O objetivo é fazer com que o leitor ou ouvinte seja convencido em relação à sua ideia que será exposta e explicada.

Um texto argumentativo precisa de uma série de explicações que o justifiquem. Além das provas, o texto precisa contar com um raciocínio coerente e consistente.

A coerência diz respeito à relação dos argumentos entre si. Antes de escrever o texto, faça um esquema com suas ideias. Forme uma cadeia de elementos que serão trabalhados no texto.Como você vai defender uma ideia, saiba exatamente o que está propondo. Veja como o texto pode ser estruturado:

Tese e justificativas

Qual a sua tese sobre determinado assunto? Que tipos de justificativas fazem com que essa tese possa ser considerada verdadeira? Como você conclui esse assunto que foi apresentado?

Exposição

Antes de ser argumentativo, o seu texto é dissertativo e você precisa saber como expor as suas ideias. Os argumentos deverão ser detalhados.

texto dissertativo argumentativo

A tese é a ideia central que você vai defender ao longo de seu texto. Precisará ter relação com o tema solicitado pelo Enem, banca examinadora. Os seus argumentos vão apoiar a defesa da sua tese.

O que são argumentos? Aquilo que você entender que é suficientemente bom para convencer o leitor. Um bom argumento responde à pergunta "por quê?" em relação à tese que você apresentou.

Estratégias Argumentativas

A estratégia argumentativa é um tipo de recurso que deve ser utilizado para desenvolver o argumento. Pode ser um exemplo, um dado estatístico, uma pesquisa, um fato comprovado, uma citação ou depoimento de especialista. Até mesmo uma alusão histórica ou um quadro comparativo.
Por mais que essas dicas e fórmulas sejam importantes, não há como fazer milagres. Se você não tiver conteúdo, muita bagagem e leitura diária os argumentos vão ser frágeis ou inexistentes.

Um bom texto dissertativo e argumentativo não se conquista da noite para o dia. Você precisa escrever, reescrever, discutir com alguém.

argumentação

É a prática quem vai te dar segurança suficiente para conquistar melhorias. Revistas, telejornais, documentários e muita leitura de mundo são elementos importantes. Em seguida, identificar quais dificuldades gramaticais estão mais presentes em sua rotina de escritor/redator. Quais momentos são mais difíceis de desenvolver?

Depois que você tomar gosto pelo hábito de escrever, comece a escolher temas mais difíceis. Assim, você trabalha a questão da superação. Ter um bom corretor para discutir as falhas, incoerências e dificuldades também é muito importante. Utilizar provas de concursos e vestibulares anteriores é outra questão super bacana. Assim, você se acostuma um pouco com o estilo de cobrança da organizadora.

E aí, quais as suas principais dificuldades e dicas em relação ao texto dissertativo na modalidade argumentativa? Mande suas sugestões e comentários! Essa também é uma importante forma de aprendizado.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.