Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Predicado – Verbal, nominal e verbo-nominal
11/02/2014 15:38

Predicado – Verbal, nominal e verbo-nominal

Os termos essenciais da oração servem para entendermos melhor a estrutura e como ela funciona. Vamos conhecer o predicado verbal, nominal e verbo-nominal!

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Os termos essenciais da oração servem para entendermos melhor a estrutura e como ela funciona. Quando analisamos sintaticamente os termos da oração, dividimos em sujeito, predicado e vocativo.

Predicado

Quando identificamos e retiramos o sujeito, todas as palavras que restarem da oração é o que chamamos de predicado. O predicado também possui um núcleo que pode ser um verbo (predicado verbal), nome (predicado nominal) ou um verbo e um nome (predicado verbo-nominal). Vamos estudar como funciona cada um deles!

Predicado verbal

Predicado verbal é aquele em que seu núcleo é constituído por um verbo; ou seja, o verbo é a parte principal do predicado. Esse verbo pode ser classificado em: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto e verbo intransitivo.

Verbo transitivo direto

Verbo transitivo direto é o verbo que exige um complemento.  Para reconhecer um verbo transitivo direto fazemos a pergunta ao verbo e temos a resposta “o que” sem uso de preposição.  Exemplo: Mariana comprou várias figurinhas. Nesse caso, o verbo comprar é verbo transitivo direto e o seu complemento, chamamos de objeto direto.

Verbo transitivo indireto

Verbo transitivo indireto é o verbo que exige complemento. Para reconhecer um verbo transitivo indireto, fazemos a pergunta ao verbo e temos a resposta “de que”. Exemplo: Mariana gosta de estudar. Nesse caso, o verbo gostar é verbo transitivo indireto, pois quem gosta, gosta “de quem” ou “de alguma coisa”. O complemento do verbo transitivo indireto, chamamos de objeto indireto.

Verbo transitivo direto e indireto

O verbo transitivo direto e indireto pede complemento com e sem preposição. O verbo atua de forma direta e indireta. Para reconhecer um verbo transitivo direto e indireto fazemos a pergunta ao verbo com e sem preposição. Exemplo: Prefiro comprar peixe à carne. O complemento do verbo transitivo direto e indireto é o objeto direto e indireto.

Predicado

Predicado nominal

Predicado nominal é aquele em que seu núcleo é constituído por um nome; ou seja, o nome é a parte principal do predicado. Esse nome é o predicativo do sujeito. O verbo utilizado no predicado nominal é o verbo de ligação. O verbo de ligação junta o sujeito ao predicativo. Exemplo: As meninas estavam muito alegres.  Nesse caso, o núcleo do predicado é “muito alegres”, que chamamos de predicativo do sujeito, ou seja, é o estado das meninas.

Predicado verbo-nominal

O predicado é verbo-nominal quando possui dois núcleos, sendo um verbo e outro o nome (predicativo do sujeito ou do objeto).





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.