Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Pontuação » Sinais de Pontuação
31/05/2012 17:52

Sinais de Pontuação

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
A seguir veremos os principais empregos de alguns sinais de pontuação

O ponto e vírgula (;)

• Separar itens de uma enumeração (em leis, decretos, portarias, regulamentos etc.). 

• Separar orações com certa extensão, que dificultem a compreensão e respiração. 

• Para frisar o sentido adversativo antes da conjunção. 

• Separar orações que sejam quebradas por vírgula, para marcar pausa maior entre as orações. 

O ponto-e-vírgula deve ser usado para justapor orações que já apresentem vírgula em suas estruturas internas. O emprego do ponto também estaria correto, substituindo o ponto-e-vírgula. 

Use ponto-e-vírgula para justapor orações que apresentam idéias opostas. O emprego do ponto substituindo o ponto-e-vírgula também estaria correto. 

Empregue ponto-e-vírgula para justapor citações. Se antes da última citação for empregada a conjunção aditiva “e”, esta substitui o ponto-e-vírgula.

Dois Pontos (:) 

• Enumeração (Tinha duas ambições: sucesso e dinheiro)
 
• Introduzindo uma citação ou diálogo (Ele respondeu secamente: "Não vou ao baile!"). 

A invocação em correspondência (social ou comercial) pode ser seguida de dois-pontos ou de vírgula:
Querida amiga:
Prezados senhores,
 
Aspas (“) 

Aspas e travessão são usados para indicar declaração textual de alguém. As aspas são usadas quando a declaração está inserida no meio de um parágrafo ou palavras e expressões que não pertençam à língua culta (gírias, estrangeirismos, neologismos, etc). Para citação de textos de documentos, leis, artigos, notícias etc., são usadas aspas. 

Travessão (-) 

O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele. Deve-se preferir o uso de travessão quando a declaração é composta por mais de uma frase, e de aspas quando a declaração não se constitui em uma frase completa.

Reticências (…) 

As reticências marcam a interrupção do pensamento, deixando o sentido da frase ser interpretado pelo leitor, permitindo que ele complemente o pensamento que ficou suspenso. Denota a hesitação e realça palavras ou expressões em ambiente literário. 

Parênteses ( ) 

O parêntese é usado em algum comentário ou explicação, isolando-os da frase.
Em citações e referências bibliográficas, o nome do autor e as informações referentes à fonte também aparecem isolados por parênteses.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.