COMPARAÇÃO SIMPLES

Comparação simples e uma comparação entre dois elementos de um mesmo universo.
E muito comum compararmos as coisas que nos rodeiam. Freqüentemente dizemos que tal coisa e melhor que outra, que fulano e mais simpático do que beltrano assim por diante. Comparar e uma forma de organizar nossas experiências no mundo.

Sempre que temos que escolher alguma coisa, fazemos uma comparação antes tomar a decisão. E essa comparação é feita muitas vezes sem que percebamos. Por exemplo, quando vamos a um restaurante. No cardápio, temos agrupados as bebidas, pratos, as sobremesas. Olhamos o grupo das bebidas, comparamos e escolhemos a que mais nos agrada; o mesmo acontece em relação aos pratos e as sobremesas. E para escolher, utilizamos os nossos critérios . Se temos pouco dinheiro, o critério será o preço. Se estivermos com muita fome, provavelmente escolheremos o prato pelo seu tamanho.

Pensamos deste modo:

Macarrão é mais barato do que carne. Então, e vou pedir macarrão.
Nesse caso comparamos o macarrão à carne, utilizando o critério preço

Um prato de macarrão vai matar mais a minha fome o que um prato de carne.
Comparamos o macarrão à carne , utilizando o critério que mata mais a fome. Em ambos os casos, estamos comparando elementos de um mesmo universo : tanto o macarrão quanto a carne são comidas.
Observe outras comparações entre elementos de mesmo universo:

Este time joga melhor do que aquele.
Um fusca é menos espaçoso do que um Opala.
Cristina ë tão estudiosa quanto Paula.
O meu caderno tem mais páginas do que o seu

COMPARAÇÁO METAFÓRICA
(OU SÌMILE)

Comparação metafórica ou símile é uma comparação entre dois elementos de universos diferentes.
Observe :

Esta criança é forte como um touro.
Nesse caso, estamos comparando a criança a um touro, dois elementos de universos bastante diferentes. Aproximamos esses elementos porque “enxergamos” uma característica comum a ambos, ou seja, a força.
Veja mais exemplos:

A casa dela é escura como a noite.
Associamos a casa à noite porque ambas são escuras. O remédio que eu tomo é ruim feito o diabo.

O remédio que eu tomo é ruim feito diabo.
Associamos o remédio ao diabo porque atribuímos uma caraterística comum a eles: a ruindade.

Ele chorou que nem um condenado.
Associamos o modo como ele chorou com o modo como imaginamos que choraria um condenado.
Observe que em todas essas comparações há sempre palavras ou expressões que estabelecem a relação entre termos comparados. São os conectivos comparativos:

como, feito, que nem, assim como, tal, tal qual, qual, etc.

As comparações apresentadas anteriormente são chamadas comparações metafóricas, pois elas dependem mui to do sujeito que as enuncia – da sua sensibilidade, do s estado de espírito, da sua experiência, etc .