Digite o que você quer buscar:  
31/05/2012 17:53

Semântica

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Semântica, é a ciência que estuda o significado das palavras, ou seja, a Semântica é o estudo das palavras que são bastante parecidas, ou têm o mesmo sentido, sendo assim palavras sinônimas. Dentro do tema semântico, existem outros vários subtítulos como:

• A semântica formal;
• A semântica da enunciação ou argumentativa;
• Semântica cognitiva; 

Esses mesmos temas têm o mesmo significado, ou seja, estudam o mesmo fenômeno, mas com concepções diferentes. A Semântica também pode ser explicada como uma palavra em sentido figurado, ou seja, usar ou substituir uma palavra por outra, devendo ser lavado em consideração a conotação e a denotação. Ex: casa/ lar.

O significado das palavras tem uma classificação, ou seja, para os SINÔNIMOS (palavras com o mesmo significado, mas com sentidos diferentes), a classificação a ser feita é: Sinonímia.
Para os ANTONÍMOS (palavras que apresentam significados contrários), classificação a ser feita é: Antonímia. Para a HOMONÍMIA (palavras que têm significados diferentes, mas possuem as mesmas estruturas da fonologia), as classificações a ser feita são: homônimos (palavras com pronúncias diferentes, mas que possuem a mesma escrita). Para as HOMÓFONAS (palavras que são escritas e diferentes, mas são faladas sempre da mesma maneira. Ex: cessão/ sessão), não tendo assim uma classificação. Já as palavras PERFEITAS (palavras que são iguais tanto na pronuncia quanto na escrita). As palavras, PARÔNIMOS (são palavras que possuem significado e sentido diferentes, mas são bastante iguais no momento a fala e da escrita), esses parônimos são classificados de: Paronímia. (Ex: cavaleiro/ cavalheiro). A POLISSEMIA, uma mesma palavra tem variadas notificações, como por Ex: Os fiéis agradecem à graça recebida.
A Conotação e a Denotação.

A Conotação: é uma palavra que tem significado distinto do original. Ex:. Hoje estou em um mar de rosas. 
A Denotação: A palavra é usada em seu próprio significado. Ex: O mar e as rosas são lindos.

Sendo assim, os elementos que fazem e devem fazer parte do vocabulário de um falante são os elementos textuais (são palavras, frases, orações que não fazem parte de um dicionário).
Os elementos compostos (que possuem mais de uma palavra. Ex: beija-flor).
Os elementos simples (que em sua composição possui somente uma palavra. Ex: cavalo).
E os elementos complexos (são palavras sintagmáticas. Ex: a olhos vistos).

Sendo assim, para uma boa escrita se faz necessário o uso da Semântica, e também o bom conhecimento dela.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.