Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Derivação » Campo Lexical e Campo Semântico
31/05/2012 17:53

Campo Lexical e Campo Semântico

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O conceito de campo lexical foi introduzido nos anos 20 e 30 por lingüistas como Trier, Porzig e Weisberger.
Campo Lexical é um conjunto de palavras cuja formação partiu de um radical comum. A composição e derivação são os processos de formação das palavras de um mesmo campo lexical. A noção de campo lexical é sinônima da de família de palavras. 

Por exemplo, para a palavra carro, podemos formar um campo lexical com as seguintes palavras: carrinho, carrão, carrossel, carruagem, carroça, carripana, etc. 

Campo lexical do futebol: gol, pênalti, escanteio, zagueiro, etc.

Os campos lexicais não estão fixos numa língua, porque estamos sempre a criar novos lexemas e a mudar a relação entre os lexemas que formam um campo. 

Campo Semântico é um conjunto estruturado de unidades lexicais, expressões lexicalizadas ou outras unidades lingüísticas, unidas semanticamente por traços comuns em torno de um conceito-chave. Exemplos: Campo semântico em torno do conceito de morte: dar o badagaio; bater a bota; ir desta para melhor; apagar-se, etc.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.