Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Carta » Carta de cerimônia
31/05/2012 17:54

Carta de cerimônia

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

5. Carta de cerimônia

A carta de cerimônia deve assegurar a mesura protocolar exigida na comunicação com órgãos públicos e seus altos escalões. 

Veja um exemplo de carta cerimoniosa: 

Exemplo:

Ajuda, 2 de janeiro de 1851.

Ilmo. Sr. Secretário da Academia Real das Ciências de Lisboa:
Não consentindo a distância de minha residência à sede da Academia Real das Ciências que eu assistia às suas sessões literárias, ao passo que as minhas muitas ocupações obstam a que de outra qualquer maneira cumpra com as obrigações acadêmicas, sou, por força maior, um membro inútil da mesma Corporação.
Nestes últimos termos, eu rogo a V. Exa. Que, apresentando este ofício na primeira sessão de efetivos, peça, do modo mais positivo, e, se tanto for necessário, exija que o meu nome seja riscado do catálogo dos sócios da Academia Real das Ciências de Lisboa.
Espero dever à urbanidade de V. Exa. a particular mercê de comunicar a resolução dessa assembléia, que por nenhum princípio pode ser contrária às minhas instantes solicitações.
Deus guarde a V. Exa.

(Alexandre Herculano)

Esta é uma carta precisamente informativa. A linguagem sóbria e o uso de pronomes de tratamento revelam a formalidade do contexto e a entidade envolvida.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.