Nos últimos meses, os escândalos da Petrobrás trouxeram à tona uma série de nomes de gente importante ligada à estatal e que teve papel importante no chamado Petrolão.

Com isto, nomes como o de Graça Foster e o de Nestor Cerveró acabaram tomando conta do noticiário brasileiro, gerando uma procura grande por informações sobre estas figuras.

Por isso, vamos apresentar um pouco mais sobre a trajetória de uma destas figuras, a figura do economista Nestor Cerveró, que foi diretor da Petrobrás e que foi preso recentemente pela Polícia Federal.

Projeção nacional

Nestor Cerveró

O nome de Nestor Cerveró, até alguns anos, era conhecido apenas entre os altos escalões do governo federal e da Petrobrás, só que um fato importante e que mudaria a História de sucesso da companhia estatal brasileira acabaria por lhe dar projeção nacional.

Cerveró, economista de formação, foi o autor do relatório que acabou por levar a Petrobrás a adquirir a Pasadena Refinery System Inc., numa operação que acabou se mostrando extremamente danosa à empresa estatal brasileira.

Por conta de seu envolvimento direto nesta operação que acabou por levantar suspeitas de má gestão de recursos e de desvios de verbas dentro da Petrobrás, Cerveró acabou sendo ligado diretamente aos principais escândalos do Petrolão.

Participação na CPI e prisão

No dia 22 de maio de 2014, Cerveró foi ouvido pela CPI que investiga os escândalos da Petrobrás, no Senado Federal, especialmente pelo fato de ter sido ele o autor do relatório que levou a empresa estatal a pagar muito mais pela refinaria de Pasadena.

Mas o que realmente chamou a atenção da mídia inteira para seu nome foi a sua prisão pela Polícia Federal, numa ação que foi feita assim que Cerveró desembarcou de uma viagem feita a Londres.

A prisão ocorreu na madrugada do dia 14 de janeiro de 2015, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e foi motivada pelo envolvimento claro de Cerveró nos esquemas de desvio de verbas da Petrobrás.

Cerveró

Fisicamente estranho

Nestor Cerveró apresenta um olho mais baixo do que o outro, o que lhe confere um visual fisicamente estranho, causando grande curiosidade por parte das pessoas que o olham pela primeira vez.

Por conta disto, muitas máscaras de Cerveró tinham sido feitas para serem usadas pelos foliões durante o carnaval brasileiro deste ano, mas o próprio proibiu esta ação, alegando que sua imagem não é pública para ser utilizada desta forma.