1O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo foram escolas literárias que aconteceram na mesma época. Elas representavam reações contra o sentimentalismo dos Românticos. O mundo era retratado com a crua realidade, com descrição e observação não marcadas pelas emoções e sentimentos.

Já o Simbolismo, surgiu como uma reação a esse jeito científico das três escolas anteriores. O Simbolismo queria mostrar o mundo real, mas observá-lo e descrevê-lo a partir da visão dos ultrarromânticos. A diferença é que eles usaram essa técnica, mas também incorporaram um novo elemento: a metafísica, o caráter filosófico de tudo o que os circundava.

No século XIX, houve uma grande manifestação contra os movimentos, científicos, positivista, materialista, dominante, materialista, positivista, determinista e mecanicista que ia contra a ciência que era a maioria no momento, e que tentavam motrar as grandes questões da vida, e que ainda continuavam um grande mistério e é isso que atría os grandes filósofos, que queriam esse conhecimento para si.