Home » Trabalhos Escolares » Literatura » Período Colonial » Aspectos Importantes do Período Colonial
01/06/2012 11:01

Aspectos Importantes do Período Colonial

Período Colonial

1. Duração e abrangência

O Período Colonial da literatura brasileira abrange três escolas literárias:

a) Quinhentismo ou Período de Formação – (1500 a 1601)

b) Barroco ou Seiscentismo – (1601 a 1768)

c) Arcadismo ou Neoclassicismo – (1768 a 1836)

2. ASPECTOS IMPORTANTES DO PERÍODO COLONIAL

a) Engloba os três primeiros séculos de existência do País.

b) O Brasil é colônia de Portugal.

c) O Brasil está subordinado, econômica e politicamente, a Portugal. Isso gera a dependência cultural e a imitação dos modelos artísticos portugueses.

d) A literatura não é propriamente brasileira: é híbrida, podendo ser chamada de literatura luso-brasileira.

e) Nos primeiros séculos, a cultura desenvolve-se nas chamadas “ilhas sociais”: Bahia, Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.

f) O Quinhentismo (1500 a 1601 – século XVI) é uma literatura sobre o Brasil, de caráter histórico-informativo, com poucos textos em verso (poesia).

g) O Seiscentismo ou Barroco (1601 a 1768 – século XVII) já é uma literatura no Brasil, com produção propriamente literária.

h) O Setecentismo ou Arcadismo (1768 a 1836 – século XVIII) já pode ser considerado literatura do Brasil. A sociedade colonial já participa do processo de produção literária.

i) Explodem os primeiros movimentos de rebelião contra o domínio português: Inconfidência Mineira, Revolução dos Alfaiates.

j) Nos primeiros cem anos de literatura, somente um escritor merece destaque: José de Anchieta (poeta e teatrólogo).

l) O primeiro livro de autor realmente brasileiro só veio a lume no período barroco, precisamente em 1705: Música do Parnaso (poesia), de Manuel Botelho de Oliveira.