Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Literatura » Impressionismo » Impressionismo e literatura
01/06/2012 11:03

Impressionismo e literatura

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Impressionismo e Literatura. 
O impressionismo passou a ser “engajado” na Literatura a partir de dois irmãos, Edmond e Jules de Goncourt, para que fosse designada a “escrita artística”, e que mostrava retratar a realidade cotidiana com uma linguagem bastante exata baseada em pensamento científico, voltada para o estado da alma dos personagens, buscava tentar “figurar” o estado que o personagem estava e da mesma forma os estados sutis da atmosfera.
 
Nasce então, um novo tipo de linguagem em que o autor procura mostrar a realidade com uma linguagem imperfeita, com uso de metáforas, ritmos evocatórios, os autores que utilizavam dessa tecnica eram: Eça de Queirós, Anton Tchecov entre outros. 

Os principais temas que os autores impressionistas retratavam, era sobre a vida do ser humano, ou seja, tudo o que cotidianamente ele passa , frustração, falta de comunicação, cansaço da vida, erotismo e também retratavam muito sobre a morte. 

A história é narrada segundo o ponto de vista do herói-autor a partir das perpectivas de vários personagens , o tempo, a lembrança, a memória e “o tempo perdido”; também são os temas abordado pelos autores.

Segundo A. Hibbard, as características impressionistas são:

• Emoções, Sentimentos, Cenas, Incidentes, Caracteres, dando maior importância às sensações que são causadas do que aquelas que somente são ditas. 

• Valoriza-se a cor, o efeito, os tons, ou seja, é passado somente a visão do instante. 

• As emoções da alma são passadas, como enredo ou ação da narrativa, importando mais a narrativa do que a estrutura. 

• Descrição da paisagem (fantasia) a realidade não é de todo passada.

• Busca do tempo perdido, através da impressão provocada pela realidade.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.