Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Literatura » Arcadismo » Características do Arcadismo
01/06/2012 11:02

Características do Arcadismo

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

4. SITUAÇÃO BRASILEIRA NO SÉC. XVIII 
a) A descoberta de ouro em Minas Gerais motivou mudanças significativas na vida da sociedade brasileira.

b) Houve o deslocamento do centro econômico do Nordeste (Pernambuco e Bahia) para o Sul (Minas Gerais e Rio de Janeiro).

c) A melhoria econômica fez surgir uma sociedade urbana e complexa nas cidades mineiras, com maior poder aquisitivo e, portanto, mais ávida de conhecimentos culturais.

d) Crescimento, influenciado pelo aspecto cultural, da consciência política de brasilidade, provocando as primeiras tentativas de independência da colônia em relação a Portugal.

e) A estabilização de uma sociedade culta, constituída de funcionários da Coroa, magistrados, mineradores e comerciantes, que estudaram na Europa, assimilando os ideais iluministas.

f) O aparecimento de associações de homens cultos, as Academias e Arcádias, que transpunham para a Colônia os modismos artísticos e intelectuais da Europa.

g) A capital do Brasil passa a ser o Rio de Janeiro, mas a elite intelectual e política mora em Vila Rica, Minas Gerais.

5. CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO

a) OPOSIÇÃO AO BARROCO – Proposta de linguagem simples, de frases na ordem direta e de palavreado de uso popular, ou seja, o contrário das pregações do seiscentismo.

b) VERSOS BRANCOS – Ao contrário do Barroco, o poeta árcade pode usar o verso branco (sem rima), numa atitude que simboliza liberdade na criação. No Brasil, Basílio da Gama foi o mais ousado: compôs o livro O Uraguai (poema épico) sem fazer uso da rima.

c) A POESIA COMO IMITAÇÃO DA NATUREZA – Os árcades copiavam os modelos clássicos antigos ou renascentistas, numa flagrante falta de originalidade. O poeta buscava, na natureza, os modelos de beleza, bondade e perfeição. Falta, pois, ao árcade a capacidade de inventar, comum nos poetas do Barroco, do Romantismo, do Simbolismo e do Modernismo.


Recomendados para você

Comentários