Há uma grande quantidade de linhas de pensamento dentro da sociologia mundial, e uma das mais conhecidas e lembradas, além de também ser uma das mais repeitadas da atualidade é a chamada Escola de Chicago.

É sobre a Escola de Chicago e sobre sua História que vamos tratar nas próximas linhas, portanto, se você também não a conhece, trate de prestar muita atenção neste artigo, pois ele irá ajudá-lo muito.

Universidade de Chicago

Escola de Chicago

A Escola de Chicago é o nome dado ao grupo de professores e de pesquisadores que nos anos de 1920 se reuniram na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, para realizar estudos e discussões sobre questões importantes dentro da sociologia.

Durante décadas do século XX, os professores e pesquisadores que compunham a Escola de Chicago deram ao mundo um grande número de contribuições dentro da sociologia.

Eles também deram contribuições importantes para outras áreas correlatas, como a psicologia social e também para as ciências da comunicação, e por este motivo ficaram famosos e respeitados no mundo todo.

Contribuições dentro da sociologia

No que diz respeito à sociologia, podemos dizer que a Escola de Chicago trouxe contribuições importantes em diversos campos, mas o que realmente se destaca são os estudos desenvolvidos em torno dos centros urbanos.

Estes estudos, inovadores em essência, tinham como principal característica a capacidade de combinar conceitos teóricos com pesquisas de campo conduzidas de modo extremamente eficaz.

Estas pesquisas de campo trouxeram grandes inovações para a forma para como a sociologia enxergava os centros urbanos, principalmente por serem pesquisas de campo de caráter etnográfico.

Você conhece a Escola de Chicago

Os principais nomes da Escola de Chicago

Como em todas as escolas de pensamento sociológico, é evidente que a Escola de Chicago não deixaria de ter seus nomes de maior destaque, bem como suas figuras de vulto dentro da sociologia moderna.

Dentre os principais nomes da Escola de Chicago, podemos destacar os seguintes: Florian Znaniecki, Robert E. Park, William I. Thomas, Louis Wirth e Robert McKenzie, entre outros tantos.

Por causa de alguns destes nomes, durante o período que compreende as décadas de 1920 e de 1930, a chamada sociologia urbana foi o principal mote da Escola de Chicago, o que fez com se tornassem quase que sinônimos dentro do mundo sociológico.

Por conta de suas contribuições para o modo como a sociologia enxerga as cidades e os ambientes urbanos, a Escola de Chicago ainda é um estudo quase que obrigatório para quem deseja entender melhor a sociologia urbana do século XX.