Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Sistema Feudal » Origens do feudalismo
01/06/2012 10:02

Origens do feudalismo

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

2. Origens do feudalismo 

O feudalismo é um sistema de organização social e político caracterizado pela economia de consumo, trocas naturais, sociedade estática e poder político descentralizado. Sua origem está relacionada com a crise no sistema escravista de produção do Império Romano, que ocorreu no século III. Em decorrência das invasões bárbaras e das falhas políticas econômicas dos imperadores, os senhores romanos deixaram as regiões urbanas para habitar em suas propriedades rurais, foi assim que nasceram os feudos medievais. Os romanos mais humildes foram para as terras desses grandes senhores em busca de emprego e moradia, com isso os grandes proprietários ampliaram as suas autoridades locais. 

Nesse período foi instituído um novo sistema de trabalho denominado colonato, no qual o trabalhador poderia usufruir das terras dos grandes senhores, porém seriam obrigados a ceder uma parte do que produziam ao proprietário das terras, isto é, os trabalhadores rurais tornaram-se servos dos grandes Senhores de terras; estava surgindo um regime de servidão que pouco a pouco iria predominar a Europa feudal. Os colonos foram se constituindo em vilas romanas que eram conhecidas como grandes centros rurais.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.