Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:01

O Golpe da Maioridade

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura
4. O golpe da maioridade (1840):

Jogada política dos liberais, que contaram com apoio dos conservadores para antecipar a maioridade de Pedro de Alcântara. O País passava por agitações sociais. Naquele momento, seria a alternativa para colocar um basta na intranqüilidade. Os grupos dominantes (as elites agrárias) acreditavam que o poder centralizado nas mãos do imperador seria fundamental para trazer a tranqüilidade ao Império. 

De acordo com a Constituição, Dom Pedro II só atingiria a sua maioridade quando completasse 18 anos de idade. 

Foi fundado o Clube da Maioridade que acionou a Campanha da Maioridade, um movimento que defendia a idéia de que Dom Pedro II, mesmo com menos de 15 anos, estava preparado para assumir o governo do Brasil. 

O Partido Liberal apresentou um projeto para a antecipação da maioridade do Imperador, declarando Pedro II como maior de idade, mas as forças conservadoras se colocaram em oposição aos liberais, que por sua vez foram às ruas fazer manifestações, e recebendo o apoio do povo. E como toda essa pressão popular em meado de 1840, Dom Pedro II foi considerado maior de idade, com 15 anos incompletos, dando inicio ao Segundo Reinado (1840 – 1889). 

Com isso, estava dado o golpe da maioridade por parte dos liberais, que retomaram o poder. 

 

Recomendados para você

Comentários