Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Renascimento e Reforma » Fatores condicionantes da Reforma
01/06/2012 10:03

Fatores condicionantes da Reforma

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

10. Fatores condicionantes da Reforma 

Problemas do clero e as heresias 

A avidez material da Igreja – expressa na venda de indulgências, na exploração servil dos trabalhadores em suas terras e na cobrança de impostos – as imoralidades e a corrupção do clero afetavam o espírito religioso do povo, que preocupado com a salvação da alma, não podia acreditar que uma Igreja desmoralizada fosse capaz de salvar os fiéis do inferno. 

A Baixa Idade Média foi marcada por uma grande dedicação do povo cristão que se manifestava principalmente através de heresias, que era uma doutrina contrária à postura materialista da Igreja, buscando um cristianismo mais espiritual. 

Durante muito tempo os protestantes hereges foram perseguidos pela igreja católica, o que resultou em diversas guerras religiosas, nas quais foram mortos muitos protestantes. 

As atitudes inconvenientemente do clero foi um dos fatores que determinaram o surgimento da Reforma. 


A usura, apesar de condenada pela Igreja, tornou-se
uma prática comum já na Baixa Idade Média

A Igreja queria se enriquecer às custas dos dízimos dos fiéis e da venda de cargos eclesiásticos, e com isso a sociedade estava cada vez mais aflita. A nomeação dos bispos era realizada por motivos políticos, e os novos nomes da classe eclesiástica não tinham conhecimentos religiosos capazes de compreender os textos que declamavam. 

Na Baixa Idade Média, a Igreja do Ocidente passou a perder a sua influência, pois seus interesses estavam direcionados para o seu próprio enriquecimento material, deixando de lado a orientação espiritual dos fiéis. O deslocamento da sede papal para a cidade de Avignon (1309 a 1378) motivou o surgimento da Cisma do Oriente que ocorreu entre 1379 e 1417, que foi marcada pela disputa do comando da Cristandade por dois papas.





Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.

Recomendados para você