Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Renascimento e Reforma » A Reforma Protestante
01/06/2012 10:03

A Reforma Protestante

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

8. A Reforma Protestante 

A Reforma Protestante foi um movimento religioso, econômico e político de contestação à igreja católica, que resultou na fragmentação da unidade cristã e na origem do protestantismo. 

No início do século XVI, a Alemanha era a região européia mais propensa a um rompimento definitivo com a Igreja. Entre os alemães, as motivações econômicas, sociais e políticas que os afastavam da Igreja Católica eram mais fortes do que em qualquer outro povo da Europa. 

A Reforma Protestante é resultado de diversos fatores, a começar pelas mudanças resultadas do renascimento, as novas concepções do mundo e do pensamento, indivíduos mais críticos, a população com maior aproximação dos livros, e o enfraquecimento da Igreja Católica e seus conflitos, os fiéis estavam insatisfeitos e decepcionados com a irreverência do comportamento de alguns padres.

Não eram apenas os fiéis que estavam insatisfeitos com o comportamento do clero, mas também os reis pelo excesso de envolvimento da Igreja na política, os burgueses comerciantes eram criticados pela Igreja por utilizarem um sistema financeiro comum no sistema capitalista.

Martinho Lutero era um monge alemão, ele era contra algumas doutrinas da Igreja Católica, como por exemplo, o celibato, a adoração de imagens entre outras coisas. Foi amparado por Príncipes e reis da época, Martinho defendia que a fé e os bons atos eram as principais chaves de redenção das pessoas. 

Ele escreveu mais de 90 teses sobre seus pontos de vista da religião e das regras da Igreja, e apresenta uma nova denominação o luteranismo.


Recomendados para você

Comentários