Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Pré-História » Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
01/06/2012 10:01

Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Período paleolítico ou Idade da Pedra Lascada 

Paleolítico quer dizer pedra antiga, é mais conhecido como período de selvageria, ou Idade da Pedra Lascada. 

Paleolítico inferior: aproximadamente de 2 000 000 a 40 000 a.C. 

Este período foi o mai extenso da pré-história, envolvendo a fase das glaciações que iniciaram há 6000 000 anis atrás e se estendeu aproximadamente até 10 000 a.C, entremeada com períodos mais quentes. Nessas épocas glaciais os antepassados viviam em cavernas e sua principal atividade era a caça. 

A principal evolução do grupo Paleolítico Inferior foi a descoberta e a utilização do fogo, que capacitava os homens à cozinhar alimentos, se aquecer nos dias frios, fazer iluminação durante à noite, entre outras vantagens. A técnica de fazer fogo começou a ser empregada por volta de 500 000 a.C. 

Nesta época, os principais utensílios usados pelos homens eram feitos de pedra, e inicialmente eram bem simples, mas com o passar do tempo, esses instrumentos foram se aprimorando quando a madeira também começou a ser utilizada. Assim, as armas usadas evouluíram dando origem às facas, machados e lanças. 

Período Superior: aproximadamente de 40 000 a 10 000 a.C. 

O período do Paleolítico Superior foi representado pelo homem Cro-Magnon, uma subespécie do Homo sapiens surgida aproximadamente em 40 000 a.C. 

Este período foi contemporâneo com a última glaciação, e com a grande quantidade de gelo ficava mais difícil adquir pedras, assim outros materiais, como ossos e marfins, começaram a ser utilizados na confecção dos utensílios, dando origem à novas armas criadas neste período, como o arco, a flecha e arpões. As principais atividade praticadas pelos Cro-Magnon era a caça e a pesca. 

  
Arte do home das cavernas

Foi no Período Paleolítico que o homem começou a desenvolver a seus trabalhos artísticos, dentro das cavernas, nas paredes das grutas eles pintavam animais e outras cenas vividas por eles em seus cotidianos. 

Essas pinturas gravadas nas rochas recebe o nome de arte rupestre, e para os homens elas tinham um poder extraordinário, pois eles acreditavam que ao realizar um desenho na caverna eles estariam atraindo caça abundante para todo grupo.

Outra forma de arte realizada neste período foram as estatuetas femininas esculpidas em marfim. Essas estatuetas eram chamadas de Vênus tinham uma estatura pequena, seios fartos e quadris desmedidos, representando um conceito de fertilidade.


Vênus – deusa Greco-romana do amor e da beleza


Recomendados para você

Comentários