Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Mesopotâmia e Pérsia » O legado cultural da Mesopotâmia
01/06/2012 10:02

O legado cultural da Mesopotâmia

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O legado cultural da Mesopotâmia 

A arquitetura foi a principal arte da Mesopotâmia, com destaque para a construção de palácios e templos. 

Zigurates era o nome dado ao templo que possuía uma torre na sua parte superior de onde os sacerdotes observavam os astros. 


O zigurat, torre-templo onde os sacertotes caldeus observavam os astros.

A pintura e a escultura representavam sempre temas relacionados com a religião e guerra, e eram usadas para decorar os templos e palácios. 

A escrita mesopotâmica era a cuneiforme, na qual era gravada em plaquetas de argila com objetos pontiagudos. Essa escrita era realizada por sinais que representavam uma idéia, e foi graças à capacidade de leitura desses sinais que hoje podemos conhecer profundamente os costumes, o comportamento, as práticas religiosas, a literatura, as leis, e as criações científicas dos povos mesopotâmicos. 

A astronomia era a ciência mais famosa entre os mesopotâmicos, pois eles tinham uma crença de que os astros decidiam o destino dos homens. 

Sabe-se que as fases da lua, os eclipses, e outros fenômenos relacionados à astrologia foram observados primeiramente pelos mesopotâmicos. Além disso, eles são os responsáveis pela criação dos signos do zodíaco e do calendário, e conseqüentemente pelo desenvolvimento da matemática.





Comente!