Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:02

A cronologia histórica

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

A cronologia histórica 

O objeto de estudo da História é a seqüência dos fatos ligados entre si. A compreensão do processo histórico se dá através do conhecimento das datas que servem para situar os fatos.
 
A unidade de tempo mais utilizada para a compreensão dos acontecimentos históricos é o ano. O dia e o mês também são considerados unidades de tempo, porém são menores e, portanto, insuficientes para a compreensão plena de um fato histórico.


Calendário cristão

Durante a Antiguidade os anos tinham como referência os acontecimentos periódicos (Jogos Olímpicos entre os Gregos), ou eram estabelecidos a partir da fundação de uma cidade. 

Com o nascimento de Cristo, os cristãos caracterizaram esse acontecimento como um marco histórico, dando início a uma nova era. Já por volta do século VI d.C existia simultaneamente na Europa três cronologias, fundamentadas relativamente no nascimento de Cristo, na criação de Roma, e na inauguração de determinados reinados. 

Foi na Baixa Idade Média, que a cronologia cristã se estabeleceu terminantemente no Mundo Ocidental. A cronologia dos judeus se baseou na suposta criação do mundo. E os mulçumanos tinham a sua cronologia baseada na Hégira – fuga de Maomé da cidade de Meca para a Medina – que ocorreu em 622 durante a Era Cristã. 

No decorrer da Revolução Francesa, ficou decidido que os anos começariam a ser contados a partir da Proclamação da República, sendo assim o dia 21 de setembro de 1792 foi o primeiro dia da Era Republicana. Porém, em 1804, quando Napoleão Bonaparte substituiu a República pelo Império Francês, esta datação acabou sendo abatida. 

A cronologia cristã tornou-se universal e isso fez com que os anos antecedentes ao nascimento de Cristo fossem inseridos nesta contagem. Dessa maneira, há o ano 10 d.C

 
A periodização da História 

A História reúne diversos acontecimentos, se tornando uma grande coletora de fatos desde o aparecimento da escrita até os dias de hoje, é a nossa fonte de conhecimento sobre o passado. 

Existem quatro períodos no qual a História se divide: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea

Idade Antiga: corresponde à história dos gregos e romanos, tendo início com a descoberta da escrita. Este período termina com a queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476. 

Idade Média: este período inicia-se com o fim da Idade Antiga, e se estendeu até o ano de 1453, ano que ficou marcado pelo fim da Guerra dos Cem Anos. 

Idade moderna: este período que teve início em 1453, teve seu término marcado pelo surgimento da Revolução Francesa, em 1789. 

Idade Contemporânea: este período teve início em 1789 com o fim da Idade Moderna, e é o período que está em vigor atualmente.


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!