Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Guerras » Guerra dos Sete Anos
01/06/2012 09:58

Guerra dos Sete Anos

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

A Guerra dos Sete Anos ocorreu entre 1756 a 1763 e se espalha do território norte americano ao continente europeu. Sua origem está na competição econômica e colonial franco-inglesa nos Estados Unidos, Índia, Terranova e Nova Escócia por colonos britânicos da costa nordeste.

Em resistência, as tropas da França, juntam-se a tribos indígenas e atacam as 13 colônias inglesas da região. Frente à França, estas são obrigadas a se unir à Coroa britânica, deixando de lado atritos comerciais com a metrópole. A Inglaterra vence o conflito que é chamado de “a guerra contra os franceses e os índios”.

A guerra se espalhou na Europa pelo resultado inicial francês sobre as colônias norte-americanas. A Inglaterra une-se à Prússia e fecha os portos franceses. Os ingleses tomam posse de Quebec, Montreal e a região dos Grandes Lagos.
Resultado disso, a Inglaterra entrega grande parte do Império colonial francês. A França da à Inglaterra o Canadá, o Cabo Bretão, o Senegal e a Gâmbia . 

Embora seja vencedora, a Inglaterra fica em péssima situação financeira. Em Londres, o Parlamento resolve penalizar os colonos com parte dos custos da guerra. A revolta surge e aumenta com a proibição inglesa de posse das terras conquistadas dos franceses pelos norte-americanos, obrigando-os a viver apenas próximos do litoral.

A Guerra dos Sete Anos acirra, arrumando o terreno para a luta pela independência dos EUA. Alguns líderes do movimento de autonomia norte-americana aparecem justo nessa época, caso do presidente George Washington.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.