Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Guerras » Guerra dos Sete Anos
01/06/2012 09:58

Guerra dos Sete Anos

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

A Guerra dos Sete Anos ocorreu entre 1756 a 1763 e se espalha do território norte americano ao continente europeu. Sua origem está na competição econômica e colonial franco-inglesa nos Estados Unidos, Índia, Terranova e Nova Escócia por colonos britânicos da costa nordeste.

Em resistência, as tropas da França, juntam-se a tribos indígenas e atacam as 13 colônias inglesas da região. Frente à França, estas são obrigadas a se unir à Coroa britânica, deixando de lado atritos comerciais com a metrópole. A Inglaterra vence o conflito que é chamado de “a guerra contra os franceses e os índios”.

A guerra se espalhou na Europa pelo resultado inicial francês sobre as colônias norte-americanas. A Inglaterra une-se à Prússia e fecha os portos franceses. Os ingleses tomam posse de Quebec, Montreal e a região dos Grandes Lagos.
Resultado disso, a Inglaterra entrega grande parte do Império colonial francês. A França da à Inglaterra o Canadá, o Cabo Bretão, o Senegal e a Gâmbia . 

Embora seja vencedora, a Inglaterra fica em péssima situação financeira. Em Londres, o Parlamento resolve penalizar os colonos com parte dos custos da guerra. A revolta surge e aumenta com a proibição inglesa de posse das terras conquistadas dos franceses pelos norte-americanos, obrigando-os a viver apenas próximos do litoral.

A Guerra dos Sete Anos acirra, arrumando o terreno para a luta pela independência dos EUA. Alguns líderes do movimento de autonomia norte-americana aparecem justo nessa época, caso do presidente George Washington.


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!