Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Guerras » Guerra contra Aguirre
01/06/2012 09:59

Guerra contra Aguirre

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Tudo começou quando, no ano de 1864, Argentina e Uruguai cortaram as relações.

O Uruguai que estava passando por um momento de maior alvoroço, já tinha rixa contra os fazendeiros brasileiros, que recuperaram poder de terras que estavam invadidas, e muitos brasileiros que moravam no Uruguai eram vítimas de perseguições e desrespeito. 

O Brasil tentava entrar em um acordo com o Uruguai, e depois de algumas tentativas não obtiveram retorno, do presidente Atanásio da Cruz Aguirre.
As Tropas que estavam na fronteira faziam o possível para que as batalhas do Uruguai influenciassem o Rio Grande. Mas mesmo assim não teve como evitar e a guerra começou a atingir o território brasileiro. Foi então, que o general Venâncio Flores, que tinha poder no Uruguai, pediu apoio das tropas brasileiras, e que uma parte do Exército Brasileiro, fosse ficar em Montevidéu. 

As forças brasileiras que estavam localizadas na fronteiras tinham ordens de se vingarem e fazer de tudo para preservar os brasileiros.
Com toda a força das tropas brasileiras e a cooperação de Venâncio Flores, no final de 1864 formou-se a vila de Salto no rio Uruguai, que sem ter formas para resistir, foi obrigada a se render. 

Ainda no ano de 1864, as tropas brasileiras invadiram o Uruguai conquistando vários territórios, como Mello, Paisandu, e muitos outros, chegando a Montevidéu. 

Aguirre resolve invadir o território brasileiro, mas no ano de 1865, o seu mandato termina, e Venâncio Flores é seu sucessor provisório, declara o fim da guerra, e em 20 de fevereiro do mesmo ano, é assinada a convenção de paz. E as terras do Uruguai que estavam no poder do Brasil forma devolvidas.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.