1O Brasil foi elevado à condição de Reino Unido em 1814 quando líderes da Europa participaram do Congresso de Viena e definiram novos mapas do continente. A Revolução Francesa e o poder de Napoleão mudaram bastante o cenário e o equilíbrio europeu passava pelo Princípio de Legitimidade.

Com isso, não haveria condições de novos monarcas ou modelos de governo. A revolução era necessária. Em Viena, a discussão do Brasil colônia passou a ser debatida. A Dinastia de Bragança, localizada no Rio de Janeiro, era uma réplica do que se vivia em Portugal

Para resolver o impasse, um francês representante do Congresso, propôs que o Brasil fosse colocado na posição de Reino Unido para legitimar a permanência da Bragança no país. A ideia seria defender os interesses de Portugal. A realeza queria defender seus interesses, pois na Espanha e Inglaterra já havia domínio republicano. Talleyrand, o francês que propôs a instituição do Reino Unido, queria ver os laços de Brasil e Portugal estreitados. A carta-régia da elevação da colônia a Reino Unido foi assinada em 16 de dezembro de 1815 pelo Príncipe­-Regente. Assim foi criado o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. O Pacto Colonial no Brasil fazia parte do passado.

Os diplomatas franceses convenceram D. João a tal situação, mas a Grã-­Bretanha se sentiu afrontada. Quando Portugal estava sobre colônia, os ingleses poderiam servir de tutor, com “solidária” proteção. Já na condição de Reino Unido, tal posição não era permitida. Portugal, portanto, estava em condições regulares e tinha domínio e soberania naquele território.

A Bragança na América passou a ser uma extensão da monarquia absoluta da Europa. E barrava a influencia dos liberais ingleses no Novo Mundo.

Os aristocratas rurais gostavam da permanência de D. João no Rio de Janeiro. Entendiam que do ponto de vista das leis e da política, o laço colonial seria extinto a curtos prazos. Já se observava um forte movimento em direção à independência.

A elevação do Brasil a Reino Unido
2Todos os representantes de todas as nações europeias, no ano de 1814, se juntaram em um Congresso chamado Congresso de Viena para preparar novamente o mapa do continente que foi mudado pela revolução francesa e pelas guerras napoleônicas.

Esse congresso tinha como objetivo conservar o equilíbrio europeu através do Principio da Legitimidade.

De acordo com algumas teses que estão em vigor em Viena, o Brasil era considerado uma colônia, com isso a Dinastia de Bragança, que foi
Estabelecida no Rio de Janeiro, precisando voltar para Portugal para reconhecerem sua legitimidade.

É importante sabermos também que a elevação do Brasil a Reino Unido, foi considerada um insulto aos interesses da Grã Bretanha, onde na prática essa elevação seria um passo para a independência.