Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Egito Antigo » As condições geográficas
01/06/2012 10:02

As condições geográficas

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

As condições geográficas 

Após a última retração de gelo em direção aos pólos, a estiagem dispersou o interior africano, os fatores geográficos foram essenciais para o estabelecimento fixo das primeiras civilizações na região do Oriente Médio. As migrações aconteceram em busca de água, os homens pré-históricos que dependiam da caça e da pesca, juntamente com os animais que movidos pelo instinto de sobrevivência, buscavam refúgio no Nordeste da África, no Vale do rio Nilo. 

No período paleolítico, a África do Norte era envolvida pela selva tropical e dominada por tribos de caçadores de diversas origens, exceto o vale do Nilo devido à sua devastação provocada pelas inundações e pela invasão de animais ferozes. 

Após o ultimo período glacial, a África passou por um período de seca, e a floresta tropical passou a ser uma área descampada e logo depois se transformou num deserto. O povo nômade, em busca refúgio, foi se acomodando em torno dos lagos interiores, em seguida às margens dos afluentes do rio Nilo, que com o tempo também secaram, por fim os nômades ocuparam os planaltos dos penhascos que dominam a vala onde corre o rio. 

A nascente do Rio Nilo está no interior da África, sua vala passa entre as rochas, cruza o deserto em busca do Mar Mediterrâneo. Foi em suas margens que começaram os primeiros processos agrícolas, pois o nordeste da África era uma região seca e deserta, onde a água era adquirida apenas dos açudes ou canais de irrigação, daí o motivo do desenvolvimento da agricultura nas margens do Nilo, e conseqüentemente este rio contribuiu para a formação da civilização Egípcia. 

O derretimento da neve nas altas montanhas do interior africano e as chuvas abundantes na cabeceira do rio Nilo contribuíram para o regime das cheias e vazantes do Nilo. Em determinada época do ano, aproximadamente no mês de julho, o nível da água aumenta, arrastando o húmus que é sedimentado nas margens alagadas, deixando o solo fértil e possibilitando uma excelente colheita, e ampliando a área de aproveitamento agrícola dos canais de irrigação, criados desde o período neolítico.





Comente!